Sabem aquele final de semana onde o passeio é cancelado bem na quinta feira? Pois é, comigo foi assim no final de semana dos dias 19 a 21 de maio, tudo porque? A belíssima previsão do tempo para o Estado de São Paulo.

Agora engana-se quem achou que o Thiago passaria um fim de semana parado em casa, isso nunca!

Sexta-feira começa a procura de algo para fazer, levando em conta que só teria disponível Sábado, uma vez que no domingo tinha a prova da Bravus Race me esperando. Buscando em páginas e nos grupos de amigos trilheiros e montanhistas, quando no messenger me vem a mensagem: “Thiagones, vamos fazer um bate e volta amanhã numa exploração. Vamos achar a Cachoeira Gigante do Passareúva na Serra do mar/Interligação da Anchieta. Vai ser uma vara mato da porra”. Por Nathan.

Opá, convite de doido, não há porque negar. Claro que sim, vamos achar essa Cacho ai!

Características

Distância: 3 km
Tempo estimado: 2:30h
Circular: Sim

Algumas informações sobre o Rio Passareúva encontrada na site do Parque Estadual da Serra do Mar de São Paulo ► http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/atividade/trilha-da-cachoeira-do-passareuva/

A trilha do Rio Passareúva

A Trilha do Rio Passareúva é uma excelente opção àqueles que buscam um primeiro contato com a natureza. Integrante do Programa “Trilhas de SP”, está situada entre as regiões metropolitanas de São Paulo e Baixada Santista, representando uma alternativa de lazer rápida e viável para quem mora na capital, levando menos de uma hora de viagem para chegar.

A trilha inclui travessia de rio, a visão do encontro dos rios Pilões e Passareúva e um ângulo de visão diferente das rodovias do sistema Anchieta-Imigrantes, ou seja, por baixo, onde é possível ver parte de estrutura de suas pilastras e pontes.

Bom, essas informações não eram bem o que eu esperava, sabia que encontraria algo bem pior, sendo assim, lá vamos nós!

Relato da trilha do Rio Passareúva

Rio Passareúva

A ideia do grupo que já estava formado por Nathan, Loures, Trovo, Potenza, VGN e o Rafael (agregasse agora: Thiago e Wesley Tenório), a ideia era de todos dormirem na casa do Nathan de sexta para sábado e as 05:00h da matina do sábado pegarmos a estrada.

Grupo reunido na casa do Nathan com exceção Daniel Trovo, este pegaríamos na Anchieta.

Saímos de Sampa em direção ao nosso destino as 05:30 do sábado. Logo nos primeiros minutos, ainda no carro, já vejo que meus guias estão perdidos (ha)… Rafael sai de copiloto do primeiro carro e começa a ir sei lá para onde, perdido e sem direção (isso porque estávamos ao lado da  Jacu-Pêssego). Tomo a frente e mudo a rota, agora para o lugar certo, sentido Rodoanel e depois Rodovia Anchieta onde encontraríamos o Trovo. Encontramos o Trovo no meio da Rodovia, andando na escuridão, mais parecia um andarilho sem rumo. Último elemento no carro, vamos atrás de café da manhã. Paramos em uma lanchonete na Saída da Anchieta, acesso ao Riacho Grande, bem colado a Represa Billings. Alimentados, vamos embora que o tempo ruge.

Sem mais detalhes sobre o acesso por conta de preservação do local. Sim, isso mesmo: Preservação! Vamos ao que interessa.

Largamos os carros em algum lugar proibido no meio da Serra do Mar e nos preparamos para adentrar a Intocada Selva da Mata Atlântica.

Rio Passareúva

Agora adivinhem quem era o Guia e tomou a frente da Expedição? Haaaaa…. Rafael (tamos fu – rsrs). Em meio aos debates entre ele e o Trovo, pois eram os que pelo jeito haviam estudado os mapas e conheciam parte do local, resolvemos de uma vez nos jogar no meio da selva. Após alguns minutos de caminha varando mata, chegamos no primeiro rio (Rio da Pedreira). Partindo deste, sabíamos que seguindo seu curso, encontraríamos o Rio Passareúva e assim o fizemos. O Rio da Pedreira é um rio bem estreito e em alguns trechos, acidentado, com grandes pedras e muitas árvores caídas, o que dificulta a passagem em alguns trechos.

Chegamos ao Passareúva, ou não? Dúvida bate a cabeça da turma, consulta rápida aos mapas e GPS para sabermos onde estávamos e sim, chegamos. Estávamos bem em uma ligação onde o Rio da Pedreira deságua no Passareúva.

Estamos no Passareúva? Então, vamos em frente. Seguindo rumo a Cachoeira gigante, o passeio vira um verdadeiro Aquatrekking onde umas poucas vezes tivemos que sair do rio e varar mato devido a profundidade do Rio ou mesmo pequenas quedas d’água.

Rio Passareúva

Após longas três hora de caminhada em meio a exuberante natureza caminhando ao longo do rio repleto de belíssimas prainhas e algumas pequenas quedas…

Chegamos ao topo desta que pode se chamar a Grande Queda do Rio Passareúva…

Infelizmente não conseguimos foto, mas em nossa chegada ao topo desta cachoeira ainda fomos presenteados pela natureza com um mega bando de Macacos Mono-Carvoeiro ou Também conhecido com Muriqui do Sul.

muriqui-do-sul ou mono-carvoeiro (Brachyteles arachnoides) é uma espécie de primata endêmico da Mata Atlânticabrasileira, típico da região Sudeste do Brasil e da região Sul do Brasil. Quando adulto, pode vir a pesar mais de 12 kg e medir até 1,5 m. É considerado o maior dentre os primatas do continenteamericano. O muriqui-do-sul encontra-se ameaçado de extinção, constando da Lista Vermelha da UICN na categoria em perigo.

Rio Passareúva

Aqui vocês não conseguem imaginar minha felicidade ao contemplar um bando tão grade desta espécie, visto que, graças a exploração desenfreada do Palmito Jussara e o crescimento populacional na região, ouvia-se falar que os mesmos não existiam mais naquela região. Isso prova que a luta pela preservação da Mata Atlântica esta dando resultado e estas espécies antes (ou ainda) ameaçadas, vão ressurgindo. Espero em um retorno breve, conseguir vídeos e fotos.

Graças a eles, contrariando uma pessoa que diz ter chegado nesta cachoeira, porém, vindo pela parte baixa, batizamos a Cachoeira de Salto do Carvoeira e assim vai ser (rs)!

Pausa para contemplar a bela queda, descansar da pernada de 04:00h, alimentar, recuperar as energias e nos prepararmos para o retorno.

Mais uma pausa, calma ai que tem uma boa: Na hora do lanche, saquei da mochila um saco de doces, entre estes haviam um SNICKERS, cada um pegou o seu e ao ver a barrinha, o Loures e o VGN por conhecerem bem, já deram a deixam: Cuidado que o Rafael zoião vai pegar este. Dito e feito, aquele grande ser do zoião chegou, ofereci os doces e não deu outra… GARGALHADAS PARA TODOS OS LADOS. Após isto, já sabem, a zueira perdura até os tempos atuais (rsrsrs).

Thiago Araújo
Trekker, montanhista, mochileiro e corredor quando o pulmão permite. Formado em Engenharia Ambiental, Paulistano amante da Natureza. Desbravador desde os primórdios onde posso afirmar que tudo que sei sobre a vida selvagem e técnicas para sobrevivência em locais remotos, aprendi lá!