Base Prateleiras

O pico das Prateleiras dentro do Parque Nacional do Itatiaia é uma montanha que se destaca na paisagem devido aos seus gigantescos blocos de rochas empilhados que de longe deveriam lembrar uma prateleira rsrsrs

Sua base fica a 2.460 metros de altitude e praticamente qualquer pessoa que pratique atividade física pode chegar até lá, já o cume, fica a 2.539 metros de altitude e para chegar até ele é necessário equipamento e conhecimento básico de escalada.

Características

Dificuldade: Semi-Pesada / Nível 5 – Entenda
Distância: 10,45 km
Altitude Máxima: 2.460 m
Circular: Sim

O que tem por lá?

A trilha esta localizada na parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, possui 10,45 km (ida e volta) e um desnível topográfico de 234 metros, chegando a 2.460 metros de altitude. Na base das prateleiras é possível ter uma vista espetacular da Serra Fina e do vale do Paraíba, além disso nos arredores do maciço também podem ser encontrados a Pedra da Maçã, Pedra da Tartaruga e Pedra Assentada, atrativos amplamente divulgados e visitados.

Durante a trilha ainda é possível dar uma escapada e curtir a bela cachoeira das flores que fica bem ao lado da trilha.

Parque Nacional do Itatiaia

A trilha esta dentro do Parque Nacional de Itatiaia (PNI), pode ser visitada todos os dias do ano e o inicio da caminhada deve ser das 07:00h às 14:00h, após esse horário não é mais possível iniciar a trilha.

Para entrar no parque é necessário pagar ingresso, os valores e regras de descontos podem ser acessados através do site do ICMBio

Relato Trilha Base das Prateleiras

Fazia bastante tempo que eu não ia até o Parque Nacional do Itatiaia fazer trilhas e quando eu digo bastante tempo, é bastante tempo mesmo, já faziam 13 anos que eu não voltava lá. Sheron e eu decidimos então fazer um bate e volta para explorar alguma coisa e desenferrujar um pouco já que trilha não estava sendo algo corriqueiro.

Na sexta-feira (19/04) estive na casa dos meus pais para comemorar  meu aniversário e do meu irmão e perguntei a minha irmã e meu cunhado se queriam nos acompanhar. No sábado voltei para almoçar na casa dos meus pais e durante o almoço planejamos então um domingo de páscoa diferente, um domingo de páscoa em família na montanha.

O Plano era irmos todos, mas meu irmão bicho preguiça não queria acordar cedo, então dessa vez, quase consegui reunir a família inteira numa única trilha rsrsrs

Saímos de Pinda as 05:00h da manhã em direção ao PNI, eu não lembrava nem mesmo como chegava lá. No caminho peguei o amigo Renato e sua esposa Katy e partimos então Sheron, meus pais, minha irmã, meu cunhado, Renato, Katy e eu. A escolha da trilha tinha que ser algo leve, pedi umas dicas a uns amigos e no final acabamos escolhendo a base das prateleiras.

Base Prateleiras

Existem duas formas de chegar até a base das prateleiras, a primeira seguindo a estrada do posto do Marcão (portaria) até o abrigo Rebouças e de lá seguindo a trilha ou fazendo o circuito Couto x Prateleiras que já aumenta bem o grau de dificuldade.

Nós fizemos a primeira opção, uma trilha bem tranquila, com pouco desnível topográfico e belas paisagens, ótima para iniciantes.

Fazer trilha com os amigos é sempre gratificante, agora fazer trilha em família dessa forma é incrível, o ritmo é bem diferente, mas a vibe é outra, o ambiente fica muito agradável, a natureza sempre aproxima mais as pessoas. Ficamos um tempo lá na base admirando a paisagem e descemos em ritmo leve, fizemos uma pausa em Itamonte para um almoço e depois voltamos para casa.

Aquele tradicional almoço em família de domingo se tornou um agradável passeio no parque, uma experiência que eu recomendo a todos.

Por coincidência, a última trilha que meu pai fez comigo foi a Serra Fina em 2015 e ao chegar na base das prateleiras temos um visual espetacular justamente da Serra Fina e todo seu esplendor. Uma agradável surpresa 🙂

Tiago
Um paulistano morando aos pés da Serra da Mantiqueira, formado em Administração, Turismo e Data Science, criador do blog Fé no Pé, proprietário da Estratégia Software e da NaMoska 3D, guia de turismo, montanhista, mochileiro e voluntário da Sea Shepherd Brasil