Resultado pesquisa mochilas

Equipamentos

Nós realizamos por aqui durante 40 dias uma pesquisa com 9 perguntas sobre quais marcas e modelos de mochilas os leitores utilizam para praticar esportes outdoor e quais fatores influenciaram na escolha desses modelos.

A pesquisa obteve 1.527 respostas nesse período, então fica aqui o meu obrigado a quem “perdeu” um tempinho respondendo 😉

Vamos lá ao que interessa…Qual o resultado dessas respostas?

Marcas
Pesquisa Mochilas

Um detalhe interessante com relação as marcas, uma das perguntas da pesquisa era quais atividades pratica com a mochila e ao analisarmos apenas quem usa a mochila para fazer mochilão, a Quechua fica com cerca de 62% das respostas.

Modelos

As respostas com relação a modelos utilizados tem algumas “falhas”. Como essa era uma pergunta aberta, ocorreram muitas respostas como “não sei”, “64l”, “cargueira”, “feminina”, “vários”, etc.

Dessa forma, resolvi compilar qual modelo mais citado de cada uma das 6 marcas mais mencionadas acima.

Pesquisa MochilasPesquisa MochilaPesquisa Mochilas
Pesquisa MochilasPesquisa Mochilas Pesquisa Mochilas

Fator Decisivo de escolha

Pesquisa Mochila

Na questão de qual fator foi decisivo na hora de escolher a mochila, 30% das respostas foram peso e esse é um fator bem interessante já que existe uma diferença entre o peso da mochila em si e o peso que é realmente percebido. É claro que quilo é quilo, se a mochila pesar 2 kg, você colocar ela nas costas e fizer os ajustes corretos ele não vai deixar de pesar 2 kg, porém, existe a questão de como o sistema de distribuição de peso dela “transfere” esse peso para seu quadril e não para o seu ombro, dessa forma você acaba sentindo menos esses quilos e isso faz muita diferença durante uma trilha longa.

A Deuter utiliza em suas redes sociais a hashtag MenorPesoPercebido e aborda esse tópico em seu workshop. Durante o Thule Experience desse ano, enquanto conversa sobre peso das mochilas veio a seguinte informação, “As marcas Osprey, Deuter e Thule informam o % de peso percebido muito próximos uma da outra. Você já pegou o peso da mochila e dividiu pela litragem total para saber qual mochila tem o menor peso por litro?”

Pegando o modelo mais citados dessas três marcas e fazendo esse calculo temos o seguinte:

ModeloLitragemPeso (gr)Peso por litro (gr)
Thule Versant 60l601.88031,3333
Deuter ACT Lite 40+10l501.67033,4000
Osprey Ariel 55l552.25040,9091

É claro que essa informação acaba voltando a linha inicial de quanto pesa cada mochila e não seu peso percebido, mas fica ai então mais uma informação para você usar na hora de escolher sua mochila heheheh

Comentários, pontos positivos e negativos

Alguns dos comentários realizados na pesquisa:

Deuter

“Tenho varias mochilas da Deuter, todos os modelos são excelentes!”

“A Deuter é uma mochila perfeita para Brasil.
Robusta e pesada, mas que compensa pela resistência no nosso terreno que destroi as mochilas feitas com outros materiais.”

Air Contact Pro 60+15 – “Tirando o peso, é a mochila cargueira perfeita. Barrigueira robusta que abraça bem o quadril. O peso realmente fica todo lá. Nada de peso nos ombros. Depois que coloquei essa mochila nas costas nem penso em experimentar outra.”

Air Contact Pro 70+15 – “É uma mochila robusta e relativamente pesada. Mas oferece um conforto sem igual. Barrigueira perfeita e um sistema de costado bem elaborado. Realmente não tenho do que reclamar.
Porém, com a aparição cada vez mais frequente de equipamentos menores e mais leves, essa mochila tem sido sub-utilizada. Só tenho usado quando faço viagens para trekkings mais longos no exterior. Para travessias de até 5 dias, consigo me virar bem uma mochila de 40+10 litros. Por isso, tenho cogitado cada dia mais trocar por um modelo da mesma marca, com litragem menor.”

Air Contact Pro – “Super confortável, peso percebido muito bacana!
Me incomoda não conseguir olhar p cima em escalaminhadas!”

ACT Lite 40+10 – “Excelente mochila, relativamente leve, mas sem o conforto de uma cargueira. Como cada vez tenho usado equipamentos menores, essa mochila está em praticamente todas as minhas travessias de 2 a 5 dias.”

ACT Lite 35+10 – “A única crítica seria com relação ao bolso da barrigueira, acho pequeno.”

“A Deuter com certeza é uma das melhores mochilas para a prática de Montanhismo, eu já utilizo a marca a mais de 18 anos e sempre que meus clientes me perguntam qual mochila comprar para as atividades da Cia Adventure eu recomendo Deuter.”

Thule

Versant 70l – “Extremamente leve perto das outras com a mesma litragem, linda, prática, porém, não muito confortável para longas expedições!”

Versant 60l -“Não gostei da ergonomia da mochila, falta de estabilidade, falta de bolsos e “porta trecos”, os dois bolsos externos nas laterais não dá pra utilizar se a mochila está cheia. Falta de ventilação nas costas. A mochila foi muito cara para o que oferece.”

Capstone 40l – “Ajuste perfeito nas minhas costas, barrigueira e alças confortáveis”

Guidepost – “As aberturas da mochila para acessar o bolso principal são incríveis tudo muito bem pensado”

Osprey

Ariel 55l – “Já testei diversas mochilas diferentes, inclusive destinadas especialmente ao público feminino. Não vou negar que, como mulher, eu também procuro um produto estético além de prático e, nesse quesito, a Osprey sempre foi imbatível pra mim. Mas o fator conforto foi decisivo na escolha pelo modelo Ariel, dede que sofri um acidente que lesionou minha cervical em 2016. O costado mais estreito, além de se adequar perfeitamente ao tronco feminino, ainda tem um centro de gravidade mais elevado que dá mais conforto na distribuição de peso da mochila, não sobrecarregando o quadril. O sistema de aeração também é imbatível, no verão sul-matogrossense as temperaturas atingem facilmente 40ºC e o fator umidade também é mais um complicador e a opção por um material que garanta equilíbrio térmico e aeração é obrigatório para as caminhadas mais longas. Também gosto muito da quantidade de divisórias e compartimentos, já enfrentei temporais e foi de grande ajuda poder separar roupas encharcadas sem colocar em risco as restantes, bolsos na barrigueira, bolso superior destacável, porta bastões e compartimento separado para o sistema de hidratação são um plus. Sei que já falei da estética, mas a tabela de cores da Ariel também é um show a parte :-)”

Viper – “Ela é compacta, leve, confortável com o espaço necessário! O clipe do mangueira de hidratação é um ótimo diferencial e uma boa sacada!
Crítica: Nenhuma!”

Curtlo

Moutainer 60l – “A barrigueira fica soltando e afrouxando, eu improvisei uma “trava” pra ela nao abrir mais.
Nao consigo ajustar a barrigueira com a cargueira carregada nas costas, preciso regular (travar no meu caso) e depois vestir.
Tirando esse problema (que é grande na minha opiniao) a mochila nao apresentou nenhum outro.

Construída com material de boa qualidade, fácil acesso a todos os bolsos, capa de chuva embutida, etc.”

Highlander 50+10 – “Elogio: 1. Bastante confortável. 2. boa divisão de bolsos. 3. Ideal pra maioria das trilhas de 2~3 dias.
Críticas: 1. os encaixes “tipo presilha” dos ajustadores da mochila são relativamente fracos, tenho a mochila a 3 anos e 2 quebraram, mas um deles foi com 2 meses de uso.
2. Depois de 3 anos o interior que possui um material plástico (que acredito ser para ajudar na impermeabilidade) começou a esfarelar, sendo que sempre ao tirar as coisas da mochila tenho que fazê-lo em áreas externas, porque todas as coisas de dentro ficam cheio de farelo de plástico ressecado.”

Mountaineer 60 + 15 CFS – “O peso dela é elevado em comparação com outras marcas e capacidade parecida.”

Hilander 50+10 L – “Críticas: deveria ter um sistema para poder despachar no aeroporto com mais segurança. Uso o travel bag, mas é um trambolho.”

“Melhorar o material dos bolsos laterais da mochila. (necessita ser de um material mais resistente a rasgos e furos, evitar o uso do formato de tela).
Quanto as demais características, uma excelente mochila, por ser ergonômica, resistente à abrasão, confeccionada com material hidrorepelente, divisória interna, costado com regulagem de altura, enfim ótima companheira para trilhas e travessias”

Quechua

“Esse cuidado de ser feminina é legal porque tem vários ajustes, às vezes pequenos detalhes, pensados justamente pra respeitar a anatomia do nosso corpo”

Forclaz 50l – “Melhor custo x beneficio para quem pensa em fazer mochilão”

Forclaz 50l – “É uma boa mochila, mas como iniciante não tive muito critério para escolher. Pensei mais em não sei uma qualquer para não rasgar atoa e que tivesse um bom preço. Essa foi a mais em conta que atenderia minhas necessidades sem preocupações maiores.”

“O melhor é a abertura frontal. Muito mais pratica do q as mochilas com abertura só na parte de cima como se fosse um saco”

Tiago
Tiago

Paulistano, formado em Administração, geek profissional , sócio proprietário de uma empresa de desenvolvimento de software, protótipo de atleta, trekker, montanhista, mochileiro, amante de natureza e outras coisinhas mais :-)

One thought on “Resultado pesquisa mochilas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.