Saco Estanque Ultra-sil nano

Nesse review, vou falar sobre o saco estanque Ultra-sil nano da Sea to Summitfeito com nylon 15D siliconizado e o modelo mais leve do mercado.

Saco Estanque Ultra-sil nano

Testei o modelo com capacidade de 8 litros em diversas trilhas, principalmente no litoral norte paulista (nada melhor que um local com bastante água para testar um saco estanque rs).

Esse é um equipamento muitas vezes esquecido por quem pratica esportes outdoor, sendo assim, o que é e para que serve um saco estanque?

O saco estaque nada mais é do que um saco impermeável, cuja função é impedir que o que esta alojado dentro dele entre em contato com a água e possa prejudicar seu funcionamento.

Sabe aquele saco preto de lixo que algum dia você já usou ou viu alguém usando dentro da mochila para tentar evitar que a roupa molhe caso chova? Então, essa é uma “gambiarra” para tentar obter os mesmos efeitos que um saco estanque e claro sem a mesma eficiência.

Apesar da principal função dele ser proteger o que esta dentro dele da água, você pode utilizar ele também para colocar algo molhado dentro e impedir que molhe as coisas que estão do lado de fora, colocando por exemplo sua roupa molhada para que não molhe as outras roupas que estão na mochila. Ele também é ótimo para proteger equipamentos de areia, barro ou outras sujeiras, sabe quando você vai acampar na praia e entra areia em todos os lugares? manter alguns equipamentos sempre que possível dentro do saco estanque vai minimizar esse problema 😉

Mas agora vamos ao que interessa certo? E o saco estanque Ultra-sil nano da Sea to Summit? Vamos lá…

Review em Vídeo

Características Principais

Tamanho x Peso

O modelo que testei possui capacidade de 8 litros e pesa apenas 24 gramas, como já dito os modelos dessa linha são os mais leves do mercado.

São comercializadas as litragens de 1l, 2l, 4l, 8l, 13l, 20l e 35l, sendo a mais leve com 13gr e a mais pesada com 46gr.

Costuras

Ele possui as costuras seladas e reforçadas em todos os pontos de tensão para uma maior resistência.

Fechamento

O saco possui uma etiqueta com as instruções de uso no lado de dentro, antes de utilizar você deve recorta-la no local indicado para evitar que ela deixe pequenas brechas para a entrada de água quando efetuar o fechamento do saco.

A parte superior dele é revestido em rolo de Hypalon (uma espécie de borracha) resistente a abrasão, além de fazer a vedação da boca, serve para evitar que conforme você vá utilizando a ponta comece a desfiar.

Em cada lado da boca existe uma parte da fivela, para fechar corretamente você deve enrolar a parte superior pelo menos 3 vezes e então fechar a fivela.

Saco estanque Ultra-sil Nano

Material

O Ultra-sil nano é feito de nylon 15 denier Sil / PU, uma fivela leve de 16 milímetros e um fechamento mais fino roll top.

Avaliação Geral

O primeiro contato com o Ultra-sil nano assusta, ele é realmente muito leve e muito fino (chega a ser quase transparente), meu primeiro teste foi apenas com papel dentro para verificar se entraria água, aliás, eu indico sempre fazer esse teste inicial, assim você garante que não existe nenhum micro furo que possa entrar água.

Saco Estanque Ultra-sil Nano

Esse é um modelo para ser utilizado dentro da mochila ou dentro de algum compartimento, não é para ser colocado diretamente em contato com a água e muito menos para ficar raspando em pedras, galhos, etc. Eu testei ele dentro de rios, não entrou água, porém, não é sua utilização correta.

Ele é perfeito para sempre ter dentro da mochila para uma emergência já que seu peso é irrisório, eu diria que ele é a redundância na proteção contra a água quando você esta praticando esportes outdoor, ou até mesmo se você quer algo pratico no dia a dia como por exemplo guardar aquela roupa suada depois da academia.

Uma outra observação é que ele não deve ser submerso, ele não foi feito para isso e a probabilidade de entrar água é grande.

Vale lembrar também que não existe o melhor ou pior modelo, você precisa adequar a compra do modelo a atividade que você vai praticar e a forma que vai utilizar, não adianta compra esse modelo super leve, deixar pendurado do lado de fora da mochila raspando em todo lugar ou então mergulhar com ele e depois falar que não serve, sempre lembre de adequar o modelo a sua atividade.

Tiago
Um paulistano morando aos pés da Serra da Mantiqueira, formado em Administração, Turismo e Data Science, criador do blog Fé no Pé, proprietário da Estratégia Software e da NaMoska 3D, guia de turismo, montanhista, mochileiro e voluntário da Sea Shepherd Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.