O Caminho da Fé no Brasil foi inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela na Espanha, sua criação teve como intuito principal dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio e infraestrutura durante sua longa jornada.

O significado de Fé (do Latim fide) é a adesão de forma incondicional a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação. É geralmente associada a experiências pessoais e herança cultural podendo ser compartilhada com outros através de relatos, principalmente (mas não exclusivamente) no contexto religioso e usada frequentemente como justificativa para a própria crença em que se tem fé.

Mesmo que você não seja uma pessoa religiosa, não pode negar que a fé faz as pessoas realizarem feitos incríveis, como por exemplo caminhar mais de 300 quilômetros até a cidade de Aparecida, o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina, localizada na região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

A criação do Caminho da Fé

A ideia da sua criação ocorreu após um dos organizadores percorrer por duas vezes o conhecido caminho de Santiago.

Sabendo que as romarias e caminhadas em direção a Aparecida já existiam há muito tempo e visando criar algo semelhante ao caminho espanhol aqui no Brasil, convidou alguns amigos aos quais expôs seus planos, tendo recebido pronta acolhida dos mesmos. Assim, o trio composto por Almiro Grings, Clóvis Tavares de Lima e Iracema Tamashiro e  ajudados por outros amigos voluntários, deram início aos primeiros contatos com prefeituras e paróquias das cidades por onde passaria a trilha.

Com ajuda de um mapa e partindo da cidade de Águas da Prata, foi imaginado um caminho que chegasse até Aparecida, privilegiando a rota mais lógica e que atendesse ao perfil peregrino, sem interferência política.

O Caminho da Fé foi oficialmente inaugurado em 11/02/2003 e em 15/08/2003 foi criada a Associação dos Amigos do Caminho da Fé com sede na cidade de Águas da Prata/SP, composta por um Conselho Deliberativo representado pelos prefeitos integrantes e uma Diretoria Executiva que desde então subsidia todo o funcionamento da Rota.

Atualmente a rota é composta por cerca de 970 km considerando todos seus ramais e o mais longo possui 571 km saindo saindo da cidade de Sertãozinho. Aproximadamente 500 km atravessam a famosa Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto, proporcionando momentos de reflexão, fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.

Caminho da Fé
Foto: Fabio Roque

Seguindo sempre as setas amarelas que indicam o caminho, o peregrino vai reforçando sua fé observando a natureza privilegiada, superando as dificuldades do caminho que reflete a síntese da própria vida.

Caminho da Fé

A filosofia do caminho se parece muito com a filosofia que nós trilheiros e montanhistas praticamos, durante o caminho se aprende que o pouco que necessitamos cabe em nossa mochila e nos permite avaliar o que é supérfluo, exercitando a capacidade de ser humilde, compreendendo a beleza da natureza, a simplicidade das hospedagens, das refeições e valorizar as coisas simples da vida.

Os ramais do Caminho da Fé

Caminho da Fé

Atualmente existem 6 ramais do caminho da fé, são eles:

Águas da Prata x Aparecida (Caminho original)

Via Pindamonhangaba: 318 km

Via Guarantinguetá: 295 km

Aguaí x Aparecida

Via Pindamonhangaba: 364 km

Via Guarantinguetá: 341 km

Caconde x Aparecida

Via Pindamonhangaba: 390 km

Via Guarantinguetá: 367 km

Mococa x Aparecida

Via Pindamonhangaba: 408 km

Via Guarantinguetá: 385 km

São Carlos x Aparecida

Via Pindamonhangaba: 536 km

Via Guarantinguetá: 513 km

Sertãozinho x Aparecida

Via Pindamonhangaba: 571 km

Via Guarantinguetá: 548 km

Após definir seu ramal, você pode (e deve) conferir quais hospedagens cadastradas fazem parte dele e é importante deixar reservado previamente para evitar surpresas após um longo dia de caminhada 🙂

Credencial

Quando inicia o Caminho da Fé, o peregrino pode solicitar em locais específicos uma credencial que precisa ser carimbada nas pousadas ao longo do percurso e ao percorrer pelo menos os últimos 100 quilômetros do ramal principal, o caminhante pode retirar um certificado de conclusão na Secretaria da Basílica de Aparecida.

Caminho da Fé

Caminho da Fé

Confira os locais de emissão de credenciais aqui.

Recomendações ao caminhantes

  • Planeje sua viagem com antecedência!
  • Seguir sempre indicações amarelas ao longo do trajeto, que é todo sinalizado com milhares de setas pintadas em postes, mourões, cercas, pedras, muros, pistas de rolamento e calçadas além de centenas de placas indicativas.
  • É importante conhecer e entender a altimetria do caminho para que o seu preparo seja adequado ao enfrentar os desafios que encontrará.
  • Ao escolher seu ponto de partida, defina as possíveis paradas para descanso e faça suas reservas nos locais onde pretende repousar.
  • Se possível não caminhe sozinho, imprevistos acontecem.
  • Não estão previstas áreas de camping durante os ramais.
  • Não jogar lixo ao longo do Caminho, leve sempre consigo uma “sacolinha” plástica.
  • O Caminho passa por propriedades privadas, respeite-as deixando porteiras e cancelas como as encontrou (abertas ou fechadas). Isto é de responsabilidade individual, não a delegue a outros.
  • A caminhada é de inteira responsabilidade do peregrino. As administrações municipais e do Caminho da Fé não se responsabilizam por quaisquer incidentes que possam ocorrer durante o trajeto.

Documentário criação do Caminho da Fé

Tiago
Um paulistano morando aos pés da Serra da Mantiqueira, formado em Administração, Turismo e Data Science, criador do blog Fé no Pé, proprietário da Estratégia Software e da NaMoska 3D, guia de turismo, montanhista, mochileiro e voluntário da Sea Shepherd Brasil

13 thoughts on “Caminho da Fé – Peregrinação em meio a natureza.

  1. Abril é frio no caminho?
    Tem muitos caminhantes neste mês?
    Vou viajar sozinha
    É necessário fazer reserva antecipada nos albergues?
    Qual a temperatura na época?
    Tem uma carta de orientação?
    Qual a pessoa a quem me dirijo para me dar essas informações?
    Quero fazer 10 dia, é melhor começar onde para chegar em Aparecida?

    1. Ana, também não sei nunca fiz, mas estou querendo também nesse período mas tinha pensado em fazer em uns 10 dias e não 15 como sugerem.

    2. Ja fiz o caminho da fé duas vezes, sempre no final de outubro (em 2019 e 20). É uma boa época para se fazer o caminho. Este ano estávamos em dezesete peregrino. Muito bom. Estamos em dezembro e já estou com saudades da caminhada.
      Xitão.

  2. Fiz o caminho em 2018′ saindo de sertaozinho, vou novamente agora em setembro, saindo de sertaozinho, fiz em 25 dias, apé, perdendo sair de sertaozinho no dia 22/09/2019,

  3. Fiz apé por pindámonhagaba, 571 km vou fazer o mesmo roteiro agora em setembro, uma dica: levar apenas o necessário, na mochila um peso de num máximo 6 kg

  4. Vou iniciar a caminhada no dia 02/06/2019 partindo de Aguas da Prata. Pretendo fazer em treze dias. Vou com mais cinco amigos. Todos moramos em Santa Catarina…

  5. Pretendo fazer o caminho da fé em junho de 2020. Fiz uma promessa a Nossa Senhora e vou cumprir.
    Vou começar a me preparar fisicamente a partir de agora.
    Boa sorte a todos que estão fazendo o caminho ou pretendem fazer

      1. As duas vezes que fiz foi sem apoio (na raça, muchila nas costas, fizemos em nove dias saindo de Aguas da P.). É mais emocionante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.