Wingman

O alicate Wingman da Leatherman é um dos multitools intermediários da marca. Feito inteiramente de aço inoxidável, pesa apenas 198 gramas, possuí 14 funções e é uma bela ferramenta para usar no trabalho, nas atividades outdoor ou para compor seu EDC.

Informações Técnicas

  • Dimensões Fechado: 9,7 x 3,5 cm
  • Peso: 193 gr
  • Tamanho da lâmina principal: 6,6 cm
  • Material: Aço inoxidável 420HC
  • Garantia: 25 anos

Funções

  • Alicate de precisão
  • Alicate
  • Corta arame
  • Descascador de fio
  • Lâmina semi-serrilhada
  • Tesoura
  • Abridor de caixa/embalagens
  • Régua
  • Abridor de lata
  • Abridor de garrafa
  • Lixa para metal/madeira
  • Chave Phillips
  • Chave de fenda tamanho grande
  • Chave de fenda tamanho pequeno

Utilização / Testes do Alicate Wingman

Eu particularmente gosto de ter uma lâmina comigo quando vou fazer trilha, sempre vai ter no mínimo um canivete como item de segurança obrigatório na minha mochila. O Alicate Wingman da Leatherman é uma boa opção para substituir esse item, é uma ferramenta um pouco maior que um canivete (dependendo do canivete que você costuma usar), mas por ser multifunções, acaba ganhando uns recursos extras numa eventual necessidade, mesmo sabendo que algumas dessas funções raramente vão ser utilizadas nas atividades outdoor.

Além obviamente do alicate que tem as funções de alicate de precisão, alicate padrão e cortador de fio, o Wingman tem uma lâmina principal semi-serrilhada, com área útil de corte de 6 cm e extremamente afiada e quando digo afiada, é afiada mesmo, assim que abri ela, a primeira coisa que fiz foi cortar o dedo rs

Essa lâmina tem a característica de acesso rápido, permitindo a abertura com apenas uma mão e possui trava de segurança para evitar um fechamento acidental.

Outra ferramenta é a tesoura com ação de mola e apesar de pequena, ela tem um bom corte. Para mim, até agora a única função dela foi cortar temperos para fazer comida nas trilhas hehehe

Por falar em comida nas trilhas, o Wingman possuí também um abrir de latas e um abridor de garrafas que funcionam muito bem. Nas trilhas mais tranquilas, tenho feito de café da manhã os huevos rancheros e para prepara-los, eu levo os tomates sem casca enlatados, então nem preciso dizer que uso bem o abridor de latas. Talvez um saca rolha fizesse uma combinação perfeita com essas duas ferramentas, mas esse modelo infelizmente não possui.

Na mesma perna do alicate que estão os abridores, também possui uma lixa para metal e madeira (a ponta da lixa é uma chave de fenda pequena), uma régua com marcações em centímetros e polegadas e um abridor de caixas/embalagens. Confesso que não consigo ver uma utilidade para a régua, mas como ela está simplesmente impressa no lado oposto da lixa, não faz muita diferença no conjunto como um todo.

Wingman

Na outra perna estão a chave de fenda e a chave phillips, foi a primeira vez que vi uma chave phillips achatada ao invés de ser redonda, mas ela realmente funciona :-O

Wingman

As ferramentas que eu utilizo de verdade são a lâmina de corte, o alicate que acaba me ajudando a segurar uma panela quente, assim eu deixo as alças delas em casa, os abridores de lata e garrafa e a tesoura. As demais ferramentas para as minhas atividades, elas acabam ficando de lado, mas não posso dizer que nunca serão úteis.

Para quem costuma montar kits de EDC (sigla do termo americano EveryDay Carry, que, traduzido para português, significa mais ou menos “aquilo que transportamos todos os dias”), eu indicaria esse alicate para uma versão urbana do EDC, chama pouca atenção, tem um clipe que permite prende-lo na calça, numa bolsa e tem ferramentas uteis no dia a dia.

Quem tem a pegada do bikepacking, onde a autossuficiência é um ponto chave e possuir itens que possam desempenhar várias funções é de fundamental importância, o Wingman pode ser uma opção, apesar de não ser focado nisso e não possuir uma chave allen.

O Wingman é uma ferramenta bem robusta, com um design simples e bonito e consegue agradar uma gama grande de público, ficou uma ótima opção entre os multitools mais completos e os mais simples da marca. Um ponto negativo ou pelo menos de atenção que vale a pena ser realçado, por ele ser completamente de aço inoxidável, mesmo tendo uma boa empunhadura, quando a mão está muito suada dá uma sensação de que ele vai escorregar em movimentos mais fortes.

Esse texto foi publicado primeiro no site da Gear Tips Outdoor 
Tiago
Um paulistano morando aos pés da Serra da Mantiqueira, formado em Administração, Turismo e Data Science, criador do blog Fé no Pé, proprietário da Estratégia Software e da NaMoska 3D, guia de turismo, montanhista, mochileiro e voluntário da Sea Shepherd Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.