Eco-Challenge

O Eco-Challenge é uma corrida de aventura de vários dias, onde as equipes disputam praticamente sem parar, 24 horas por dia, em percursos acidentado com mais de 500km, participando de provas com trekking, canoagem, caiaque, mergulho, mountain bike e algumas surpresas de acordo com onde foi realizada como cavalgada ou travessia com camelos.

Originalmente, foi ao ar na TV de abril de 1995 a abril de 2002. A transmissão do Eco-Challenge levou à popularidade das corridas de aventura em alguns países.

Em 2019, depois de 17 anos, o desafio foi revivido com o título de “a corrida de aventura mais difícil do mundo” e virou uma série na Amazon Prime Video, que estreou no dia 14 de agosto.

A nova série World’s Toughest Race: Eco-Challenge Fiji, com a apresentação do Bear Grylls, possui 10 episódios e acompanha 66 equipes, de 30 países diferentes, por mais de 600 quilômetros a serem percorridos em 11 dias, por lindos e extenuantes cenários de Fiji.

Além da grande prova de corrida de aventura, realmente com um nível de dificuldade fora do normal, a série também apresenta algumas histórias inspiradoras. Os 330 competidores postos à prova em atividades desafiadoras e desgastantes, sem hora para dormir ou para comer, 24 horas por dia, mostram o melhor de si em situações que só o extremo cansaço poderiam expor. E é inspirador poder assistir as pessoas resistirem, perseverarem e se mostrarem ótimos competidores, adversários humanos, que cuidam uns dos outros. 

As equipes são compostas dos mais variados tipos de atletas, desde os profissionais aos amadores, de adolescentes até a terceira idade. Durante os capitulos, são apresentadas algumas histórias emocionantes, como por exemplo a dupla de pai e filho Mark e Travis Macy, do time Endure, dos Estados Unidos. Diagnosticado com Alzheimer, Mark fez questão de encarar os desafios da corrida de aventura mais difícil do planeta ao lado do filho. Para isso, ele teve que se despedir do seu antigo time, os Stray Dogs, formado por atletas maduros, todos com mais de 60 anos de idade.

Sem dar muito spoiler, duas equipes brasileiras participaram dessa etapa e uma delas ficou entre as 5 melhores.

Para quem curte esportes de aventura ou para quem curte apenas ver o ser humano superando seus limites físicos, essa é uma série que vale a pena assistir. Nós aqui maratonamos e assistimos tudo em 24 horas hehehehe

Tiago
Um paulistano morando aos pés da Serra da Mantiqueira, formado em Administração, Turismo e Data Science, criador do blog Fé no Pé, proprietário da Estratégia Software e da NaMoska 3D, guia de turismo, montanhista, mochileiro e voluntário da Sea Shepherd Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.