Filmes

Seguindo a onda de “viajar sem sair de casa” do post 10 livros que todo aventureiro deveria ler, preparamos uma lista com 10 filmes para buscar inspirações e ideias de roteiros.

Prepara a pipoca, se joga no sofá e se liga na lista:

A vida secreta de Walter Mitty

Ano: 2013
Duração: 1:54h
Gênero: Aventura, Comédia, Drama

Walter Mitty é a pessoa responsável pelo departamento de fotografia da revista Life. Ele é um homem tímido e frequentemente tem devaneios, fantasiando grandes aventuras. Ao receber um pacote de negativos do importante fotografo Sean O’Connell percebe que está faltando um, justamente a foto escolhida para ser a capa da última edição da revista que encerrará sua versão impressa. Utilizando as pistas das outras fotos e com a ajuda Cheryl ele parte para uma verdadeira aventura.

Sete anos no Tibet

Ano: 1997
Duração: 2:16h
Gênero: Aventura, Drama, Biografia

Conta a história do alpinista Austríaco, Heinrich Harrer. Uma pessoa egocêntrica que visava apenas a glória pessoal. Heinrich Harrer tentou escalar o 9° pico mais alto do mundo, Nanga Parbat, localizado na zona ocidental dos Himalaias no Paquistão, onde onze pessoas de quatro equipes alemãs morreram. Para isso viajou para o outro lado do mundo, deixando sua esposa gravida e um casamento em crise. Sua tentativa de escalar o pico é interrompida pela Segunda Guerra Mundial. Quando a Inglaterra declarou guerra à Alemanha, ele passou a ser considerado inimigo por estar em domínio inglês e se tornou prisioneiro de guerra. Conseguiu fugir com outro alpinista chamado Peter Aufschnaiter após várias tentativas e acabaram se tornando os únicos estrangeiros na cidade de Lhasa, Tibet, onde Harrer fez amizade com Dalai Lama e sua vida mudou radicalmente.

Uma Caminhada na Floresta

Ano: 2015
Duração: 1:44h
Gênero: Aventura, Biografia, Comédia

Bill Bryson após passar duas décadas na Inglaterra, volta aos Estados Unidos em plena terceira idade. Para se reconectar com sua terra natal, decide fazer a trilha dos Apalaches com cerca de 3.500 quilômetros, que se estende por montanhas e florestas ao longo da costa leste dos Estados Unidos. A única pessoa disposta a acompanha-lo é seu antigo colega de colégio, Stephen Katz, juntos passam por várias aventuras, enfrentam a natureza e a si mesmos.

Expedition Happiness

Ano: 2017
Duração: 1:36h
Gênero: Aventura, Biografia, Documentário
Netflix: https://www.netflix.com/watch/80224476

Starck e Mogli são um casal que cansou da vida que levavam em Berlim, na Alemanha. Juntos, transformaram um ônibus escolar em uma casa sobre rodas. O “apartamento” dos dois é super aconchegante e parece uma casa “de verdade”.

Felix e Mogli decidiram cair na estrada nos Estados Unidos, onde já passaram por diversos estados. Além disso, o casal atualmente está no Canadá. Eles ainda pretendem passar por muitos países na América.

Livre

Ano: 2014
Duração: 1:05h
Gênero: Aventura, Biografia, Drama

Cheryl decide mudar sua vida após a morte da mãe, uma fase de autodestruição e um divórcio. A deriva percebeu que era hora de recomeçar. Para isso investiu em uma nova vida junto a natureza e a maneira que encontrou para fazer isso foi percorrer uma trilha sozinha de 1770 quilômetros, a Pacific Crest Trail. Essa trilha se estende da fronteira dos Estados Unidos com o México até o Canadá. Durante essa jornada ela teve que enfrentar a exaustão, dor, frio, fome, sede, além de seus fantasmas.

Transpatagônia

Ano: 2014
Duração: 1:03h
Gênero: Documentário

O filme-documentário de Cauê Steinberg, mostra os seis meses de mountain bike e trekking de Guilherme Cavallari por toda a extensão da Patagônia e da Terra do Fogo. O aventureiro e autor de 18 livros sobre turismo e esporte de aventura percorreu sozinho 6.000 km de bicicleta evitando asfalto e fez ainda mais de 500 km de trekking selvagem exploratório.

The Way

Ano: 2010
Duração: 2:03h
Gênero: Aventura, Comédia, Drama

Tom Avery, um oftalmologista norte-americano, tem uma relação distante com seu filho Daniel. Após saber que Daniel morrera enquanto atravessava o Caminho de Santiago, Tom vai até a Europa buscar o corpo do filho. Chegando ao local, decide embarcar na história de peregrinação para completar o percurso que Daniel havia começado, levando com ele a cinzas do filho. Durante o caminho Tom conhecerá 4 pessoas que mudarão sua vida.

Cerro Torre

Ano: 2013
Duração: 1:41h
Gênero: Documentário, Ação, Aventura

David Lama, o campeão mundial de escalada mais jovem do mundo, decide subir a perigosa face sudeste da montanha Cerro Torre. Após 3 anos de tentativas, ele consegue realizar seu sonho junto com seu parceiro Peter Orther sem a utilização de equipamentos móveis. Esse filme é uma produção da Red Bull Media House.

Everest

Ano: 2015
Duração: 2:01h
Gênero: Aventura, Biografia, Drama

Foi inspirado em fatos ocorridos na montanha mais alta do mundo, Everest, com 8.848 metros acima do mar, localizada na cordilheira Mahalangur Himal, no Nepal. O filme Everest relata os acontecimentos dos dias 10 e 11 de maio de 1996, quando dois grupos de alpinistas partem para o cume e os eventos seguintes prejudicam a expedição. Uma nevasca fez com que 8 pessoas morressem durante essa tentativa. Os alpinistas são desafiados além de seus limites, enfrentando obstáculos quase impossíveis para sobreviver.

Mountain

Ano: 2017
Duração: 1:13h
Gênero: Aventura, Documentário
Netflix: https://www.netflix.com/watch/80221498

Veja uma viagem pelos mais belos cenários de montanhas do mundo, embalado por uma grande orquestra.

 

Tiago
Um paulistano morando aos pés da Serra da Mantiqueira, formado em Administração, Turismo e Data Science, criador do blog Fé no Pé, proprietário da Estratégia Software e da NaMoska 3D, guia de turismo, montanhista, mochileiro e voluntário da Sea Shepherd Brasil

4 thoughts on “10 filmes para aventureiros

  1. Há um probleminha em alguns filmes para aventureiros em que o protagonista quer provar algo para si ou para alguém, partindo para uma “aventura” com pouco ou nenhum planejamento, por vezes complacente, com pouco ou muito equipamento desnecessário e inadequado , sem preparo físico e experiência, ignorando os riscos inerentes na tal aventura podendo causar ferimentos, traumas mais graves e por vezes sua morte. Talvez, estimule pessoas reais a aventurar-se de forma equivocada cometendo erros e expondo-se a riscos. Sabe-se de diversos casos de pessoas perdidas e mortas em trilhas.

  2. Boa tarde. Gostaria de sugerir também o Uma Aventura na América Selvagem – Filme 1997, o Filme “North Face” (Nordwand, 2008) e o documentário Tocando el vacío(2003).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.