Travessia Norte x Sul

A travessia norte x sul da ilha de São sebastião, uma das ilhas do arquipélago de Ilhabela/SP, possui aproximadamente 60 km e liga a praia do Jabaquara, no lado norte da ilha, até a ponta da Sepituba, no lado sul.

Para você entender melhor esse projeto, sugiro que leia o post Travessia Norte x Sul aqui no blog

A primeira tentativa

Depois de passar bastante tempo fazendo as pequenas trilhas na ilha e indo conhecer as praias, chegou a hora de tirar do papel o sonho de fazer a travessia completa. No dia 14 de abril de 2017 desci para o litoral norte paulista acompanhado do Mario Nery do site Trekking Brasil e do Thiago Araújo, nesse mesmo dia iniciamos a travessia com previsão de terminar em 7 dias.

Apesar da travessia ter iniciado em Abril, o planejamento começou muito tempo antes. Aqui tem os detalhes da nossa preparação para encarar essa brincadeira.

Primeiras decisões

Nós já sabíamos que alguns trechos poderiam não ter trilha, principalmente no lado norte da ilha. Conversamos com muitas pessoas que já tinham dito que não teríamos como passar da praia do Poço para a praia da Serraria e por isso nosso planejamento era começar por lá, assim já enfrentaríamos o mais difícil nos primeiros dias.

Travessia Norte x Sul

Quando chegamos na ilha eu fui procurar algum lugar para deixar meu carro pelos 7 dias, começamos a ir em algumas agencias de turismo e todos falavam que não passaríamos de forma alguma do poço para a serraria.

Chegamos a conclusão que seria mais prazeroso e proveitoso inverter a direção da travessia, fazer o lado sul que já conhecíamos primeiro e chegar para fazer da Serraria ao Poço já leve. Deixamos meu carro estacionado próximo a balsa e pegamos o ônibus até o Borrifos para iniciar a travessia por lá.

Sendo assim nosso roteiro seria o seguinte:

Travessia Norte x Sul

Dia 1 – Tudo tranquilo

O primeiro dia da travessia foi tranquilo, a trilha até a praia do Bonete já é bem conhecida e apesar do sobe e desce constante, ela é larga, sem dificuldade técnica e com belos atrativos como a cachoeira da lage, o rio areado e a cachoeira do saquinho.

Trecho da trilha do Bonete
Cachoeira do Saquinho

Como demoramos para entrar na trilha, chegamos na praia do Bonete por volta das 17:00h e eu fui conversar com o Júnior do Taxi Bonete (você já deve ter lido sobre ele por aqui, se quer um barco para ir ou voltar do Bonete, esse é o cara) para indicar um local onde a gente pudesse montar as redes. Ele nos disse para montar as redes nas pilastras do bar que fica de frente para a praia, só pediu para não travarmos a passagem por completo.

Montamos as redes e fomos jantar, como eu disse no post sobre o planejamento da travessia, nossa ideia inicial era fazer a travessia no sentido Norte x Sul e nos dois últimos dias comer na praia de Castelhanos e Bonete certo? Como iniciamos no sentido sul, não poderíamos fazer nossa comida nos dois primeiros dias, teríamos que carregar-las até o terceiro dia ou faltaria nos dois últimos dias.

Dia tranquilo, teríamos uma trilha mais longa no dia seguinte, então fomos dormir, seria minha primeira noite acampando de rede \o/

Dia 2 – Agora Começou

Acordamos, fizemos (entenda o Thiago fez rsrsrs) um belo café da manhã, guardamos tudo e partimos em direção a Castelhanos.

Travessia Norte x Sul

A trilha da praia do Bonete até lá já é mais pesada, o trecho com maior desnível em toda nossa travessia estava nesse dia após a praia de Indaiauba e ainda não tínhamos tirado praticamente nenhum peso da mochila.

O caminho é cheio de mirantes e passa por 4 belas praias antes de chegar em Castelhanos, a primeira delas é a praia de Enchovas, uma praia praticamente deserta, onde só mora um casal.

Mirante Praia de Enchovas

Quando chegamos lá, fomos até a casa do senhor Anacleto para ver se ele tinha alguns cocos para nos vender, mas infelizmente não tinha 🙁

Perguntei se ele teria alguns limões e ele nos deu muitos limões siciliano, fizemos um suco, batemos um papo com ele e seguimos viagem em direção a praia de Indaiauba. A partir daqui a trilha começa a ficar mais fechada até chegar no trecho pavimentado dentro de um condomínio que fica localizado na praia.

Travessia Norte x Sul

A praia de Indaiauba é linda, tem águas cristalinas e geralmente não fica cheia de gente.

Praia de Indaiauba

Fizemos uma pausa por lá, preparamos uma linguiça frita com cebola e temperada com o limão siciliano que pegamos com o senhor Anacleto, recarregamos a água e partimos para entrar na mata em direção a Castelhanos. Logo que sai da praia a subida é de respeito, parece que ela nunca termina.

Subida em direção a Castelhanos

A subida judiou da gente com o tanto de peso que estávamos carregando e chegamos na praia vermelha já escuro. O Thiago chegou na frente e viu os pescadores chegando da pesca do dia com as canoas caiçaras, conversamos com eles e aproveitamos a oportunidade para fazer um passeio de canoa caiçara durante a noite, sem nenhuma iluminação artificial entre a praia vermelha e a praia de Castelhanos. Passeio espetacular e o papo com os pescadores também, fica a dica ai de sempre puxar um bom papo nas comunidades locais, isso rende boas histórias.

Chegando em Castelhanos precisávamos achar um lugar para montar as redes e ai foi digamos engraçado. Eu fui até o restaurante da Vânia (se quer comer bem e com bom preço procura ela, fica na frente do pedaço de navio afundado na areia), quando cheguei lá eu disse “Oi, não sei se você se lembra de mim, mas no ano passado você me deixou dormir na sua varanda enquanto chovia”, ela respondeu “De você eu não lembro não, mas lembro da sua camiseta porque você deixou vários adesivos do Fé no Pé aqui” rsrsrsrs Depois de conversar com ela, mais uma vez ela me deu um espaço para dormir, nos liberou um rancho para montar as redes e um chuveiro geladoooo na praia para um banho \o/

Travessia Norte x Sul

Redes montadas, algumas tentativas de fotos noturnas e todo mundo foi dormir.

Dia 3 – Cadê a trilha que estava aqui?

O terceiro dia começou bemmmm tranquilo, um lindo nascer do sol na praia de Castelhanos, um café da manhã preparado pelo nosso mestre cuca e tudo em um ritmo suave. O terceiro dia em teoria era “di boa”, seria o menor trecho que iriamos percorrer até então, haviam nos dito que tinha trilha até o saco do Eustáquio, nada a se preocupar.

Travessia Norte x Sul

Partimos de Castelhanos por volta das 10:00h imaginando chegar no saco do Eustáquio no fim da tarde…Quanta ilusão :-/

Antes da hora do almoço já não existia mais trilha nenhuma, a mata tinha tomado conta de tudo novamente e começamos a usar as perneiras e os facões para continuar.

Em algum lugar na mata

O ritmo caiu drasticamente, tínhamos que abrir toda a trilha com muito bambu e tomar cuidado para não sair muito da rota. Paramos para olhar na carta topográfica qual cota seria mais vantajoso caminhar e começamos a brincadeira.

Travessia Norte x Sul

Lá pelas 17:00h já estava ficando escuro dentro da mata e faltavam mais ou menos 1,7 km até o saco do Eustáquio. Veio então a primeira decisão realmente difícil, continuar caminhando e tentar chegar a praia ou parar e procurar um lugar para acampar? O Mario bateu o pé que era hora de acampar e decidimos que essa era a melhor opção, sendo assim, subimos uma cota para achar um local mais plano.

Achamos uma boa área, montamos as redes próximas umas das outras, fizemos uma janta rápida e cada um foi para sua rede dormir. Posso dizer que essa foi a melhor noite de toda a travessia, dormi bem demais no meio da mata sem nenhuma preocupação.

Essa noite provou como foi uma ótima decisão levar redes ao invés de barracas, caso contrario não teríamos como acampar por ali.

Dia 4 – Deu ruim parte II

Já tínhamos aprendido a lição que não era uma boa sair tarde para iniciar a trilha, acordamos cedo com os passarinhos sobre nosso acampamento e antes que pudêssemos desmontar tudo…CHUVA.

Faltavam menos de 2 km para chegar na praia, mas já sabíamos que não teria trilha até lá e debaixo de chuva ia ser mais punk ainda.

Como a previsão do dia anterior era dormir na praia, eu acabei consumindo mais água do que deveria, minha água acabou por completo e a do Mario e do Thiago estavam no fim, aproveitamos a chuva então para reabastecer os refis, foi só puxar a lona para a água escorrer e deixar encher a caneca 🙂

Travessia Norte x Sul

Bom não tinha muito o que fazer, tínhamos que continuar e começamos a mudar a tática, estava difícil abrir trilha com a mochila cargueira pesando mais de 20 kg, então começamos a deixar as mochilas e revezar, iam 2 abrindo trilha sem mochila e 1 ficava com elas e assim foi durante o dia inteiro com chuva e mata muitooo fechada.

Quando deu 18:00h estávamos a pouco mais de 200 metros da praia, nós começamos a ver os barcos lá embaixo mas não chegávamos. Ai veio a “febre de chegar na praia”, afinal o GPS falava que estávamos a 200 metros em linha reta. Descemos uma pirambeira no escuro e abrindo mato até chegar numa encosta, não dava mais para continuar para lado nenhum, de um lado era rocha e do outro não sabíamos ao certo o que era, não dava para enxergar.

Esse foi então o fim da linha do nosso quarto dia, tivemos que montar as redes por ali mesmo, em um buraco molhado, estreito e cheio de aranhas, frustados, estávamos vendo a praia e não conseguíamos chegar nela.

Travessia Norte x Sul

Essa foi a pior noite para mim, minhas coisas estavam molhadas, eu realmente odeio aranhas e elas me perseguem, logo que chegamos uma já pulou na minha mochila, mas fazer o que, era o que tínhamos para a noite e detalhe, era véspera do meu aniversario rsrs

Dia 5 – A Vila Fantasma

Acordamos, comemos alguma coisa rápida, guardamos tudo e começamos a subir tudo o que descemos feito doidos de noite para chegar em uma cota mais tranquila de caminhar.

Quando chegamos nas cotas que a carta topográfica nos mostrava que seriam as melhores para caminhar, voltamos a ver marcas antigas de facão nas árvores, tentamos segui-las mas logo sumiram.

Começamos a perceber que era mais fácil descer para a próxima praia chamada Guanxumas do que direto para o Saco do Eustáquio e assim foi, descemos em zigue-zague abrindo trilha até a praia de Guanxumas. Já tínhamos visto antes que lá era um point de mergulho, o GPS do Mario com o BirdEye mostrava que haviam casas ali.

Pouco depois do meio dia já tínhamos chegado na praia de Guanxumas, o acesso foi por cima e já chegamos na vila que tem por lá. Conforme íamos passando não aparecia ninguém, mesmo com casas com roupa no varal não tinha nenhuma movimentação. A gente foi em direção a praia e nenhuma alma viva, chegamos em um bar todo trancado e não estávamos entendendo, era para ter gente ali.

Paramos no bar, o Thiago preparou um puta almoço e a ideia era esperar chegar alguém por lá e decidirmos o que iriamos fazer.

Passamos o dia inteiro na praia de Guanxumas sem chegar ninguém, voltamos nas casas, batemos palma, gritamos e nada. Montamos então as redes nas pilastras do bar, como não tinha espaço para as três redes e o Mario era o único que estava com isolante térmico, ele acabou fazendo uma “cabaninha” com a rede no chão mesmo, só prendendo o mosqueteiro no teto.

Travessia Norte x Sul

Esse dia era meu aniversário, o Thiago estava levando uma garrafa de vinho para comemorar a travessia e decidimos abri-la para acompanhar um queijinho e um salame. Eu não bebo, tomei dois copinhos de vinho e fui dormir e ai uma história engraçada. Nós estávamos esperando a qualquer momento um barco chegar na praia (alguém tinha que voltar para casa), no meio da noite o Mario levantou para beber água e quando a luz da lanterna dele bateu na minha rede eu dei um pulo, na minha cabeça era um barco chegando kkkkk

Bom passamos a noite por lá sem chegar nenhum barco e sem ninguém na praia mesmo :-/

Dia 6 – O Apito

O sexto dia amanheceu de forma espetacular, um nascer do sol lindo.

Nascer do Sol na praia de Guanxumas – Foto: Mario Nery

Nós já tínhamos decidido que não continuaríamos a travessia até a praia do Jabaquara por terra, a previsão era de ter trilha até a praia da Serraria, ainda não tínhamos nem chegado nela e já tínhamos ficado dois dias inteiros abrindo trilha, se a gente continuasse, teríamos que dar um jeito de ir até o fim e sabíamos que dali para a frente ficaria cada vez pior, todo mundo nos disse que não passaríamos o trecho que liga a praia da Serraria a praia do Poço. Sendo assim a praia de Guanxumas realmente seria nosso último trecho por terra.

Nós tínhamos três planos em mente, dois descentes e um retardado 🙂

O primeiro seria achar uma trilha ou uma cota boa para abrir trilha pelo morro que separa a praia de Guanxumas do saco do Eustáquio e lá achar um barqueiro.

O segundo era voltar toda a trilha que tínhamos aberto até Castelhanos e de lá pegar um barco ou um Jipe.

O terceiro e mais maluco (Ideia do Thiago) era pegar uma canoa caiçara que estava na areia da praia (cheia de água dentro), colocar no mar, remar com ela até o saco do Eustáquio, arrumar um barco, voltar com a canoa para Guanxumas e depois ir embora. Um detalhe, eu nunca remei uma canoa caiçara e sei nadar o suficiente para não afundar kkk

Enquanto preparávamos o café da manhã ouvimos um barco de pesca passando lá longe. Corremos os três doidos para a areia apitando e girando as camisetas para o pescador nos ver e ir até a praia e……ele passou direto 🙁

Poucos minutos depois um barco passando no sentido oposto, fizemos a mesma coisa e dessa vez o barco embicou em direção a praia. Acho que agora eu sei qual a sensação de um náufrago sendo resgatado rsrsr

Travessia Norte x Sul
Barco chegando para nos resgatar \o/

Quando o cara chegou na praia ele nos disse que tinha visto a gente da primeira vez mas ele precisa recolher uns peixes em umas redes mais para frente e por isso só virou em direção a praia na volta, também nos disse que ali é uma vila de temporada, no verão o dono do bar fica por ali para atender os turistas, mas no resto do ano não fica ninguém.

Acertamos com ele um retorno de barco até a praia do Jabaquara, ele disse que precisava fazer umas coisas antes e que voltava por volta das 10:00h para nos buscar.

Voltamos lá para o bar, guardamos tudo, continuamos nosso café da manhã e pouco depois do horário combinado ele chegou para nos levar de barco até o trecho onde conseguiríamos pegar um ônibus para voltar para a balsa e pegar meu carro.

Deu ruim mas foi bom \o/

A travessia realmente não é nada fácil, porém, é muito linda. Apesar de termos abortado, voltamos tranquilos e sabendo que essa foi a decisão certa naquele momento, foi uma experiencia incrível e com muito aprendizado.

Foi a primeira vez que acampei de rede e foi ótimo, ela vai ser uma bela opção agora para algumas trilhas.

Também foi a primeira vez que eu carreguei 22 kg nas costas, para quem pesa 59 kg (pesava, eu perdi 4 kg durante a travessia :-O) não é uma tarefa tão tranquila rsrsrs

Já estamos planejando a segunda tentativa para ligar a praia de Jabaquara a praia de Guanxumas e depois uma terceira vez para realizar tudo completo \o/

O Mapa abaixo mostra o caminho que conseguimos realizar, não falta muito não 🙂

Mapa

Deixei um álbum de fotos completo no AventureBox, da uma olhada por lá, segue meu perfil e não esquece de dar um rox na postagem \o/

Tiago
Um paulistano morando aos pés da Serra da Mantiqueira, formado em Administração, Turismo e Data Science, criador do blog Fé no Pé, proprietário da Estratégia Software e da NaMoska 3D, guia de turismo, montanhista, mochileiro e voluntário da Sea Shepherd Brasil

16 thoughts on “Travessia Norte x Sul em Ilhabela/SP – 1ª Tentativa

1. Travessia Norte X Sul Em Ilhabela/SP – 1ª Tentativa , Ola Tiago, publicamos no wikiloc o trajeto da ponta das canas ate a praia do poco -> https://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=16626420 , e da praia do poco ate morro do eixo -> https://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=16626399, e ate outubro vamos terminar a trilha do morro do eixo ate a praia da serraria , e publicaremos no wikiloc para compartilhar, assim sera possivel fazer a travessia completa.
    Mcr.

1. Ola Tiago, estudamos o mapa de 1912 e o mapa da ilhabela do ibge estudamos o terreno, e no google earth tracamos a trilha
        e as coordenadas em utm, da praia do poco ate o morro do eixo (cela), nao existia tracos de trilha, entao abrimos a trilha ate o morro do eixo conforme esta registrado no wikiloc, e do morro do eixo ate a praia da serraria certamente nao existe mais trilha, entao nos iremos abrir a trilha conforme coordenadas em utm, conforme a trilha do mapa de 1912, em outubro daremos noticias, Abracos
        Mcr

1. Fala Milton…

Cara estivemos lá no fds de 3 e 4 de junho…da serraria ao eixo vai conseguir fazer em 1 dia, só tome MUITO cuidado com os javaporcos, nós encontramos um filhote e muita coisa destruída por eles, tem lugar que esta bem tenso caminhar, os bichos fizeram um estrago na mata.

Se der para vc ir acampar de rede eu acho mais jogo para ficar fora do chão 😉

1. Ola Tiago, parabens pelo esforco, foco e determinacao de sua equipe, obrigado pelas dicas deste trecho e ao mesmo tempo fiquei muito contente, legal, seria possivel compartilhar o tracklog deste trecho, isso se voces tiverem, pois em outubro estaremos la em ilhabela, Abracos, e pelo que vi voces nas suas metas nunca desistem, nunca adandonam e nunca se rendem, seguir em frente para o proximo desafio.
            Abracos e novamente parabens.
            Mcr.

2. Opa vlw 🙂 já descemos para descobrir mas um trecho, agora falta pouco.

Não divulguei o tracklog ainda porque o original estava uma bagunça, nossa ideia é repetir o caminho inteiro depois de finalizar esses pequenos trechos que faltam e ai divulgar um tracklog “limpo” para a galera.

2. Boa tarde, galera ! gostaria de saber se houve algum avanço ? li que teve essa galera que ia tentar em outubro, vocês conseguiram ir alem ?

2. Boa noite

Tiago parabens para vc e sues parceiros de caminhada.

Estou na Regiao de Cotia-SP e temos uns bons por aqui tbm.

Conhece Trilha do Morro do SaBoÓ – São Roque?

Aproveitar e perguntar onde vcs compraram estas caneleiras anti cobra?

1. Fala André, boa tarde.

Obrigado cara, já descemos mais um vez e abrimos mais um trecho, agora falta bem pouco para interligar os dois lados \o/

Não conheço nada ai por essas bandas, vou procurar algumas infos. Se quiser compartilhar conosco, temos a sessão “aventura do leitor” por aqui, só mandar textos e fotos que a gnt publica pra galera 😉

Sobre a perneira, comprei no Mercado Livre, o link é esse aqui:

1. Fala Tiago,

Cara irei na semana que antecede o carnaval para Ilhabela, vou fazer a trilha até bonete e depois pra castelhanos, porém olhando todo o caminho que fizeram fiquei com vontade de ir até o jabaquara.
        Houve algum avanço nas trilhas que fizeram?
        Se houve avanço, por favor me informa.
        Sou de Valinhos e to na pegada insana pra fazer essa travessia.
        obs: farei a trilha sozinho!!! hahahahaha

1. E ai Pedro tudo tranquilo?

Cara já avançamos mais, porém, ainda não finalizamos a volta, faltam aproximadamente 7km para concluir ela, porém, um pedaço bem complicado.

Eu não recomendo fazer essa travessia sozinho, principalmente no verão. A quantidade de cobras na ilha é considerável e esse trecho que falta para nós, logo após a praia da serraria esta lotada de javaporcos e vai por mim, é sinistro o que eles fizeram com a vegetação por lá.