Rafting no Rio Trancura

Se você é um amante de aventuras ao ar livre em busca de uma dose de adrenalina em meio à natureza exuberante, o rafting no Rio Trancura Bajo, em Pucón, Chile, é uma experiência que não pode faltar na sua lista. Vou compartilhar aqui como foi a minha experiência e da Sheron nas águas geladas desse rio incrível e algumas dicas para quem deseja curtir essa experiência.

O Rio Trancura é um dos rios mais importantes do setor andino chileno e principal afluente do Lago Villarrica. Nasce no lago Quillelhue próximo ao vulcão Lanín, bem na fronteira com a Argentina, e quilômetros abaixo, ao receber as correntes dos rios Turbio e Licura, produz grandes ondas.

Uma das características mais cativantes do Rio Trancura é a paisagem que ele atravessa. À medida que flui pelas montanhas e vales, o rio oferece vistas deslumbrantes das florestas exuberantes, campos verdes, encostas vulcânicas e claro do vulcão Villarica.

O rafting no Rio Trancura é dividido em dois niveis, o percurso Trancura Bajo é uma atividade para toda a família, desfrutando de um emocionante passeio navegando pelas corredeiras da classe III enquanto aprecia a paisagem. Já o percurso Trancura Alto, é uma atividade mais avançada para pessoas a partir de 14 anos que desejem desfrutar de uma aventura inesquecível pelas corredeiras rápidas de classes IV e V.

Como foi nosso rafting no Rio Trancura

Quando estivemos em Pucón, em dezembro de 2022, o nível do rio estava muito alto devido às fortes chuvas e o percurso Trancura Alto estava fechado, então fizemos o Trancura bajo, que apesar de ter corredeiras mais fáceis, tem um visual incrível.

Fizemos o rafting com a agência turismo trancura que fica localizada na avenida O`Higgins, 211. Essa é a avenida principal de Pucón e você vai achar inúmeras agencias que vendem esse pacote caminhando por ela. No nosso caso a escolha foi pela agência que fazia o passeio no domingo já que era um dia sem nenhuma atividade no nosso planejamento.

Saímos de van da porta da agência e rodamos cerca de 15km até a base onde estavam os botes e onde entraríamos no rio. No nosso bote estávamos Sheron e eu, um casal de chilenos, um casal de americanos e o guia Colombiano. Quando chegamos na base, recebemos algumas instruções básicas e roupas de neoprene, apesar do verão em Pucón ter um sol para cada pessoa, todos os rios e lagos são extremamente gelados.

Todo mundo com a roupa certa e com todas as instruções, era hora de ir para o rio remar e curtir aquela água gelada e a paisagem incrível em volta. Uma coisa que me chamou muita atenção foram os trechos de encosta esculpidas por lava vulcânica, como não temos nada disso por aqui, é um visual irado.

O percurso todo dura em torno de 3 horas, paramos rapidamente para tirar as roupas de Neoprene, tomar uma água e pegar a van novamente para o centro de Pucón.

Essa é uma experiência que sem sombra de dúvida vale muito a pena, sai um pouco daquele padrão do vulcão Villarica que todo mundo faz (ou não) quando vai para Pucón, se você for no verão como nós, também é uma bela opção para se refrescar porque o calor castiga.

Dicas

Escolha da Operadora: Pesquise e escolha uma operadora de rafting confiável e experiente. Verifique as avaliações de outros aventureiros para garantir uma experiência segura e bem orientada, você terá muitas e muitas opções quando chegar em Pucón, por isso pesquise bastante os valores também, eles variam bastante em cada operadora.

Nível de Dificuldade: Como disse, O Rio Trancura oferece dois níveis de dificuldade. Certifique-se de escolher o nível de dificuldade que se encaixa melhor na sua experiência e conforto.

O Que Levar

Traje Adequado: Use trajes de banho, roupas leves e de secagem rápida. Evite roupas pesadas, pois elas podem dificultar a movimentação na água.

Protetor Solar e Chapéu: Não se esqueça da proteção solar! A exposição ao sol durante o rafting pode ser intensa e pode acreditar, é muito sol.

Itens Pessoais: Leve uma muda de roupa seca, toalha e uma garrafa de água.

Itens Extras: Durante as orientações iniciais, nos foi passado que não poderíamos levar câmeras, celulares ou qualquer item que pudesse cair na água, então já sabe o que evitar.

Pós-Aventura

Fotos e Lembranças: Muitas operadoras oferecem serviços fotográficos durante o rafting. Considere adquirir as fotos como lembranças dessa aventura inesquecível, todas as fotos que ilustram esse post foram feitos por um fotografo da própria agencia.

Relaxe e Celebre: Depois da aventura, relaxe e celebre a sua coragem! Pucón oferece diversas opções de restaurantes e bares para você aproveitar.

Tiago
Um paulistano morando aos pés da Serra da Mantiqueira, formado em Administração, Turismo e Data Science, criador do blog Fé no Pé, proprietário da Estratégia Software e da NaMoska 3D, guia de turismo, montanhista, mochileiro e voluntário da Sea Shepherd Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.