Piscina Natural

No passado, a piscina natural era um segredo bem guardado em Ilhabela/SP, tanto que quando se achava alguma informação, era tratado como “piscinas naturais secretas” (existem textos com elas no plural, mas só há uma piscina lá), mas agora é o tesouro mais cobiçado da ilha, até mais do que a cachoeira de Paquetá, acredite! 😄

Esse cantinho no lado sul de Ilhabela é simplesmente deslumbrante, situado onde o mar encontra as rochas, sem praia à vista, apenas pedras e mais pedras. À medida que a maré sobe, as águas se juntam entre as rochas, criando uma piscina cristalina de tirar o fôlego.

Como chegar

A piscina natural fica em um costão em direção ao sul de Ilhabela, mas apesar de agora ser um ponto turístico com informações até no site oficial do município, não existe nenhum indicativo no local e nem mesmo infraestrutura.

Para chegar até lá, você precisa pegar a avenida principal de Ilhabela em direção ao sul, ou seja, saindo da balsa, pegue a direita e siga por cerca de 13 km.

Você pode colocar no Google Maps “Piscina Natural de Ilhabela” ou no Waze “Av. Governador Mário Covas Júnior, 12300”

Chegando lá, existe um estacionamento particular que em setembro de 2023 estava cobrando R$ 25,00. Fora ele, se você chegar cedo pode encontrar alguns pequenos lugares na beirada da avenida para estacionar, mas lembre-se de respeitar os locais proibidos, não pare em qualquer lugar na avenida para não atrapalhar o trânsito local, principalmente os ônibus que passam por ali.

Inclusive, existe um ponto de ônibus do outro lado da rua, quase em frente a entrada da piscina. Então creio que você possa pegar o ônibus que vai para o Borrifos e perguntar ao motorista onde você pode descer na ida e na volta esperar nesse ponto sentido Vila.

Bom, uma vez que você encontrou um lugar para deixar o seu carro, o acesso é feito por um pequeno portão de madeira com um caminho calçado dentro de condomínio fechado, então mais uma vez, lembre-se de respeitar as regras, não faça bagunça, não leve caixa de som, não deixe lixo, não vai dar motivos para fecharem o local.

Após terminar o caminho calçado, você deve virar à direita e seguir sobre as pedras. Não há nenhuma marcação do caminho, uma dica é observar as pedras que estão mais gastas, se prestar atenção, vai ver que algumas estão com a cor diferente das demais, só seguir elas, estão assim justamente pelas pessoas caminhando por ali.

Aconselho ir de tênis, andar pelas pedras de chinelo pode ser perigoso e descalço além de escorregar, você pode se cortar (na volta eu não quis colocar o tênis, fui pular de uma pedra alta em uma mais baixa e acabei cortando o dedo rsrs). Esse trecho de pedras não é longo, mas requer cuidado, algumas pedras são bem altas e é preciso cuidado ao subir ou descer. Depois de alguns minutos pulando entre as pedras, você irá encontrar uma pequena passarela de madeira. A piscina natural estará logo à frente.

A piscina natural

Vencidas as pedras pelo caminho, você vai encontrar a piscina de águas cristalinas. Conforme a maré sobe, a piscina vai ficando mais funda, ouvi que ela chega a 1,60 de profundidade, para a Sheron não dava pé no meio dela, mas com a maré baixa, fica uma piscininha rasa.

Uma informação importante, vale a pena consultar as condições do mar e a tábua de mares. Se o mar estiver muito agitado, considere não ir até lá também, principalmente se você não tem experiência em ambientes outdoor.

Dentro da piscina ficam alguns peixinhos, alguns até grandinhos. Fica um ciclo sem fim, você sai da piscina, os borrachudos te picam, você entra na piscina com aquela picada com sangue e os peixes vem dar uma beliscada para aproveitar o lanche kkkkk

Como eu disse lá no começo, não há nenhuma infraestrutura no local, apenas a piscina e um pequeno deck de madeira. Se você continuar caminhando pelas pedras, o caminho vai ficando cada vez mais difícil e perigoso, existem alguns poços bem rasos, mas com ouriços do mar, então nem vale a pena se arriscar, o local ali não é de fácil acesso e um acidente vai dar trabalho, seja prudente e não estrague o passeio dos outros.

Se você está buscando um passeio em ambiente natural, eu nem deveria estar falando isso, mas seja um turista consciente. Respeite os moradores locais, respeite as outras pessoas, traga todo seu lixo de volta, em resumo, seja um ser humano que sabe viver em sociedade 😊

Tiago
Um paulistano morando aos pés da Serra da Mantiqueira, formado em Administração, Turismo e Data Science, criador do blog Fé no Pé, proprietário da Estratégia Software e da NaMoska 3D, guia de turismo, montanhista, mochileiro e voluntário da Sea Shepherd Brasil