No passado essa trilha se chamava trilha das 7 praias desertas, hoje elas já não são tão desertas assim, mas não deixa de ser uma bela trilha na cidade de Ubatuba/SP. A trilha esta localizada na mata atlântica e durante o trajeto você encontra belíssimos mirantes, vilas de pescadores e claro 7 praias.

Características

Dificuldade: Leve – Nível 2 (Entenda)
Distância: 8,9 km
Altitude Máxima: 227 m
Circular: A escolher

A Trilha

Essa é uma trilha bem tranquila, ideal para iniciantes e garante um belo passeio pelo litoral. Ela começa na Praia da Lagoinha e passa pela praia do Peres, Praia do Bonete, Praia Grande Bonete, Praia Deserta, Praia do Cedro e praia da Fortaleza.

Fizemos essa travessia no carnaval dia 02/03/2014, não recomendo faze-la em datas festivas onde o litoral esta cheio, a trilha acaba ficando com bastante turista o que tira um pouco a graça das “praias desertas”

Quem me acompanhou dessa vez foram meu pai, minha mãe, minha esposa e meu amigo João Paulo, essa foi a primeira trilha da minha mãe e da minha esposa.

7_Praias_Ubatuba

Iniciamos nossa caminhada na praia da Lagoinha logo cedo. Para achar o inicio da trilha não tem segredo, ela começa no lado esquerdo da praia, logo após o rio (nos falaram que atravessaríamos com água até na cintura, mas dessa vez não cobriu nem a canela), o começo da trilha é uma caminha tranquila com muitas arvores, ainda com casas do lado esquerdo e com a maior quantidade de turistas devido a ser o caminho para algumas praias que só se chega de barco ou pela trilha.

Aproveite para apreciar a bela vista do mar do lado direito da trilha.

DSC03628 DSC03632

A caminhada até a praia da Bonete leva em torno de 1 hora com uma caminhada tranquila e parando para tirar fotos e apreciar a paisagem, as praias até lá tem uma infraestrutura simples, a praia do Perez já possui quiosque, na praia do Bonete existem uma infraestrutura melhor com quiosques, algumas casas e fica com bastante turista, aproveite para descansar até seguir caminho para a praia do cedro, desse ponto para frente a trilha já fica um pouco mais fechadas, com a primeira subida e já praticamente sem turistas. Para continuar a trilha vá até o canto esquerdo da praia, mas não siga a trilha que passa ao lado direito da casa vermelha, você precisa ir margeando a mureta do lado esquerdo da casa e entrar em uma pequena trilha entre as duas casas, dali para a frente começa  primeira subida, ao final da subida vai existir um “cruzamento” com trilha para  a esquerda e direita, continue em frente.

7_Praias_Ubatuba 7_Praias_Ubatuba

A subida judia um pouco mas o visual do topo compensa, ao final da subida a praia Deserta e a  praia do Cedro se encontram a esquerda, são duas praias separadas apenas por uma pedra.

A Praia do Cedro é onde geralmente o pessoal acampa, a trilha para a praia da fortaleza fica mais ou menos no meio da praia, é uma subida com um trecho um pouco ainda mais fechado, dali até a praia da Fortaleza restam mais ou menos 40 minutos caminhando tranquilo.

7_Praias_Ubatuba

Após o final da subida, caminhando mais alguns minutos já é possível avistar a ponta da praia da Fortaleza.

Após avistar a ponta faltam poucos minutos de descida, quando estiver praticamente no nível do mar haverá uma bifurcação na trilha, a trilha da direita leva até a ponta da praia da Fortaleza, a trilha da esquerda leva até a praia da Fortaleza, se decidir ir até a ponta deverá depois voltar e continuar a trilha da esquerda.
A praia da Fortaleza já é uma praia bem “populosa” com muitos barcos e lanchas ancoradas, barzinhos e tudo mais.

Daqui você tem três opções, voltar a trilha a pé até a praia da Lagoinha, pegar um ônibus e voltar pela Rio-Santos ou pegar um barco, nós escolhemos voltar de barco, a viagem dura pouco menos de 20 minutos e nos custou R$150 para 5 pessoas.

7_Praias_Ubatuba

Essa é uma trilha que agrada a todos, quem nunca vez consegue faze-la sem maiores problemas e quem já tem experiencia pode curtir a beleza do litoral norte, só aconselho realmente não faze-la em feriados na alta temporada para poder curtir mais as praias, no passado a trilha se chamava “7 praias desertas”, hoje já não são tão desertas assim e durante os feriados menos desertas ainda.

Como chegar

Ubatuba está situada no Litoral Norte de São Paulo – SP. Faz divisa ao norte com a cidade histórica de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, e ao sul com Caraguatatuba (SP). Na parte oeste as divisas são com as cidades do Vale do Paraíba paulista, municípios de São Luis do Paraitinga e Natividade da Serra.

Para quem vem de São Paulo, duas opções de estradas:
1- Rodovia Dutra ou Ayrton Senna/Carvalho Pinto até São José dos Campos, Rodovia dos Tamoios até Caragua e Rodovia Rio-Santos (sentido Rio de Janeiro) até Ubatuba.
2- Rodovia Dutra ou Ayrton Senna/Carvalho Pinto até Taubaté e Rodovia Osvaldo Cruz direto até Ubatuba.

Saindo de Minas Gerais:
1- Rodovia Antonio Simões de Almeida (MG-173) até Paraisopólis, a seguir pela (SP-123) até Taubaté e a partir daí Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125) até Ubatuba.
2- Rodovia dos Bandeirantes (MG-158) até Cruzeiro, a seguir pela Presidente Dutra (BR-116) até Taubaté e a partir daí Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125) até Ubatuba.

Para chegar em Ubatuba saindo do Rio de Janeiro, a melhor opção é a Rodovia Rio-Santos, direto do Rio a Ubatuba.

A trilha começa na Praia da Lagoinha, para chegar até a praia é necessário entrar pelo condomínio que fica a margem da Rio-Santos, para deixar o carro é necessário pagar a zona azul.

Onde Ficar

Os valores de hospedagem podem variar bastante, sempre que possível reserve com antecedência, assim você acaba economizando uma grana.

Abaixo estão 4 hospedagens próximas da trilha, elas possuem valores similares, mas podem sofrer variações com a época e demanda.

Pousada Casa na Praia

A Casa na Praia fica ao lado da Praia da Lagoinha e é facilmente acessada pela Rodovia Rio Santos. O hotel fica a 20 km do animado centro de Ubatuba.

Os quartos da pousada possuem ar-condicionado, varanda e banheiro privativos, TV via satélite e ventilador de teto. Alguns quartos têm vista para o mar.

Kaliman Pousada

Esta pousada à beira-mar é ampla, rodeada por jardins, e tem vista para as areias brancas da Praia de Sapé. A propriedade conta com acesso à internet sem fio (Wi-Fi) e estacionamento, ambos gratuitos.

Os quartos da Pousada Kaliman são agradáveis, com interiores brancos e muita luz natural. Todos são equipados com ar-condicionado e TV a cabo, e alguns têm varandas com redes.

Hotel Caribe

Este hotel está localizado a apenas 50 metros da praia de Maranduba, a 300 metros do centro da vila de Maranduba e dispõe de piscina ao ar livre, buffet de café-da-manhã e recepção 24 horas. O Wi-Fi e o estacionamento são gratuitos.

Os quartos do Hotel Caribe oferecem uma TV e frigobar, além de roupa de cama e toalhas de banho. O banheiro privativo inclui chuveiro.

Hotel Porto do Eixo

Este hotel situado bem na praia da Maranduba encontra-se em um belo parque e dispõe de piscina ao ar livre, restaurante, bar, quadra de tênis e área de jogos. Os quartos com ar-condicionado contam com acesso Wi-Fi e estacionamento, ambos gratuitos.

Os quartos do Hotel Porto do Eixo apresentam vistas agradáveis do jardim, além disso, todos oferecem TV e frigobar. O banheiro privativo inclui chuveiro.

Tiago
Um paulistano morando aos pés da Serra da Mantiqueira, formado em Administração, Turismo e Data Science, criador do blog Fé no Pé, proprietário da Estratégia Software e da NaMoska 3D, guia de turismo, montanhista, mochileiro e voluntário da Sea Shepherd Brasil

18 thoughts on “Trilha das 7 Praias – Ubatuba/SP

1. Fiquei empolgada! eu e meu marido vamos nesse fds !!!
    depois comento como foi.
    nós sempre nos aventuramos, Chapada Diamantina, Bonito,etc…
    acho que vamos curtir muito!

2. Olá Tiago ,
    Obrigada pelas dicas das 7 praias, fui com um amigo agora 27/09/2016 . Pegamos um dia lindo . Só atualizando para quem for .
    Entrei no condominio Salga , na Lagoinha, deixamos o carro lá de boa , sem nenhum contratempo . Muito pelo contrario , a luz do farol ficou acessa perdemos a bateria qdo voltamos . Foi a guarda do condominio que nos ajudou sem perguntar nada .
    Relatar que da praia da Lagoinha , segue facil até a próx. praia do Oeste, tranquilo até do bonetinho , tranquilo até o Bonete. Aí começa a ficar mais dificil com subidas de descidas mais fortes. Chegamos depois de 40 minutos a maravilhosa praia de Cedro , a mais linda de todas. Da pra descansar , tem sombra, bica d agua, até uma tenda com duas redes. Sensacional , por isso que o pessoal acampa lá . Respiro, descanso bastante pra enfrentar mais 1hora e quinze de 5km até a fortaleza ( Tb com subidas e descidas íngremes , e 3 pontos que para descer utiliza-se cordas que ja estão fixadas no local ….se prepara a aventura continua . Vista linda da Fortaleza , até sea ponta final de pedras. Chegou na Fortaleza , come relaxa . Opção de volta 3 :
    – ou de barco , lá dos pescadores
    – ônibus que esta logo ali perto do vilarego perto do ultimo quiosque. que leva até a Br. Na Br atravessa e pela ônibus sentido Lagoinha . Desce perto do condominio que vc deixou o carro ( eu deixei no Salga ) .
    – 3 opção – pra quegosta de caminhar mais 8 km numa estrada asfaltada de condominio avistando as praias Brava, Vermelha , Vermelha do sul , e Prais Dura muito linda . Chega na Br. E seu rolê deu 18 km passando no total por 11 prais lindas .
    Recomendo. Qualquer duvida , ou fotos estou no face como Fabi Marien, Valeu . bjs

1. Show Fabiana, obrigado pela atualização.

Você fez essa trilha ai por 11 praias? se quiser fazer o relato dela para postar aqui só mandar pra gente, não conhecia essa, bacana divulgar para o pessoal 😉

3. Fizemos a trilha ontem…. Achamos muito difícil !!!!
    Conseguimos chegar ao final….. Porém quase morrenos de canseira. Fomos com uma criança de 7 anos e ainda para ajudar pegamos chuva.
    O lugar realmente é lindo…. Quem tem disposição vale a pena.
    Mas eu não aconselho ir com criança e quem não tem costume de andar….. Tem vários lugares perigosos, bem estreito para passar.

4. Olá! Era justamente essa informação que eu buscava, fazer essa trilha das sete praias sem empresas que cobram um valor salgado. Parabéns e gratidão pela reportagem!

5. Olá,
    Gostaria de fazer essa trilha das 7 praias, é realmente seguro? Não conheço a região, é bem sinalizada? E na parte que você cita que há um “cruzamento” não há perigo?

1. Oi Lya, tudo bem contigo?

Indo na temporada, não é que você vai deixar de curtir, só não vai pegar o que antes era chamada de praias desertas rsrs

Não existe muita sinalização na trilha não, porém, ela é bem intuitiva e qualquer duvida, com certeza você vai encontrar gente nas praias para te orientar o caminho.