O Shemagh é um lenço árabe, que você sem duvida já viu nas imagens de guerrilheiros, nômades, soldados e em inúmeros filmes de Hollywood.

Shemagh

 

Hoje é muito comum ouvir falar de shemag tático já que é altamente utilizado por militares. Esse é um termo inventando por russos(sempre os russos) que combateram no Afeganistão e quando voltaram para a Russia, não abandonaram o uso dos lenços e mais do que isso, eles o adaptaram, trocando o tecido original por lã ou outros tecidos sintéticos quentes e resistentes.

Sua utilização por soldados é bem extensa, dentre as mais obvias a camuflagem, amarração de balaclava, lenço que protege a respiração contra fumaça e a até contra alguns gases como o lacrimogênio. Usado em alguns casos também como escudo no braço para combates de faca e garrote de estrangulamento.

Shemagh
Foto: Bundeswehr/PIZ Heer

Mas e você que não é militar, vai usar isso onde?

Como já deve ter percebido esse simples “paninho”, versátil e leve, pode ter uma infinidade de utilizações para nós aventureiros.

Sua utilização mais comum é realmente a de proteger contra o sol, existem diversos tipos de amarrações dele na cabeça para essa finalidade. No fim do post vou deixar um vídeo com alguns exemplos.

Porém, ele ainda pode ser usado como guarda sol improvisado, toalha, coletor de água, filtro contra impurezas na água, substituir meias, corda curta, cinto improvisado,atadura, cobertor, tipoia para um braço machucado, rede de pesca, papel higiênico ou absorvente feminino se não houver outro recurso disponível, foi utilizado inclusive como coador de café pelos soldados russos, o que ainda ajudava a melhorar a camuflagem do shemagh.

Como geralmente é feito de algodão, também faz excelentes iscas de fogo.

Shemagh

Enfim, sua utilização vai da imaginação e necessidade de quem o utiliza, o valor de compra no Brasil fica na faixa de R$40,00, comprei o meu na China por U$3,00 mas levou 5 meses para chegar.
Se souber de mais formas de utilização, mande para nós 😉

Videos sobre como usar o Shemagh

 

 

Tiago
Um paulistano morando aos pés da Serra da Mantiqueira, formado em Administração, Turismo e Data Science, criador do blog Fé no Pé, proprietário da Estratégia Software e da NaMoska 3D, guia de turismo, montanhista, mochileiro e voluntário da Sea Shepherd Brasil

3 thoughts on “Shemagh, porque ter?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.