Algumas pessoas quando pensam em começar a pedalar, logo se perguntam, quais as diferenças entres as bicicletas? Bom, se você fez essa pergunta a si mesmo, pode-se considerar no caminho certo, pois as bikes estão longe de serem iguais. Saiba que, pequenos detalhes podem fazer a diferença. Primeiramente você deve se perguntar: vou adquirir uma bike para qual finalidade? Dentre os tipos de uso mais convencionais citarei estes: Uso Urbano, Cross Country, Downhill, Bmx e Speed.

USO URBANO

No caso de uso urbano, geralmente a bicicleta possui pneus mais finos e sem cravos (para melhor eficiência no asfalto), se você procura uma bicicleta para uso urbano, pode também optar por um selim (banco) confortável, e também o uso de marchas, assim, agregando conforto ao ciclista e permitindo que haja deslocamento mesmo em casos de subida.

Imagem 1: ilustração de bicicleta para uso urbano

 

CROSS COUNTRY (TRILHAS E ESTRADAS DE TERRA)

Se você procura um maior contato com a natureza, e tem preferência por trilhas e estradas de terra, você precisa optar pela MTB (mountain bike), que possui características totalmente distintas das bicicletas de uso urbano. As MTB são equipadas com pneus mais largos e também com cravos, a fim de lhe oferecer maior estabilidade em terrenos irregulares ou até mesmo com lama, além de possuir sistema de amortecimento.

Imagem 2: ilustração de bicicleta para cross country

 

DOWNHILL (DESCIDAS AGRESSIVAS E TÉCNICAS)

Quer começar no Downhill? Então prepare-se, pois irá adquirir uma bicicleta com design arrojado e preparada paras as mais diversas situações. As bicicletas usadas para o Downhill geralmente apresentam sistemas de amortecimento tanto na parte frontal da bicicleta, quanto no meio do quadro (as famosas full suspension), vale ressaltar que as bicicletas para o Downhill são mais pesadas quando comparadas as demais bicicletas. Porém, você pode usa-la para saltos, trechos técnicos e as mais diferentes e agressivas descidas.

Imagem 3: ilustração de bicicleta para downhill
Imagem 3: ilustração de bicicleta para downhill

BMX

Quem dá preferência para esta modalidade, deve saber que as bicicletas mais utilizadas tradicionalmente são as aros 20 e 24, as bicicletas destinadas ao BMX (bicicross, Racing) apresentam componentes de menor peso, sempre buscando o melhor desempenho em relação a sua velocidade, sendo que, os componentes em sua maioria são disponibilizados em alumínio, porém, marcas mais tradicionais inovam com o carbono. Já as BMX (Dirt e Street), buscam uma maior durabilidade e resistência de seus componentes, muitas vezes confeccionados em Cromo, por isso apresentam maior peso.

Imagem 4: ilustração de bicicleta para BMX

 

SPEED

Optando pelo Speed você irá pedalar com as bicicletas mais leves, além de obter excelentes resultados. As bicicletas para Speed são especificamente desenvolvidas para serem utilizadas no asfalto, podem chegar a grandes velocidades e apresentam componentes de baixíssimo peso.

Imagem 5: ilustração de bicicleta para Speed

 

Nesta matéria busquei  apresentar os tipos mais tradicionais de bicicletas. Porém, estes não são os únicos modelos existentes, no mercado atual você poderá encontrar outros modelos além destes. Na hora da escolha, reflita quais são seus reais objetivos e o que realmente procura em uma bicicleta

Convidado
Esse post foi feito por um convidado, se você também deseja ter seu texto publicado aqui, entre em contato conosco pelo e-mail contato@fenope.com.br.

One thought on “Quais os tipos de bicicletas? E qual devo escolher?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.