Quase todos nós, assistimos os programas que ensinam, técnicas de sobrevivência, da Discovery.

sobrevivencia
Matt Graham e Joe Teti – Desafio em Dose Dupla(Discovery)

Mas não podemos esquecer de que é um programa e tem por finalidade audiência, existem técnicas apresentadas ali que são muito úteis, mas é preciso saber aonde e quando aplica-las, por isso vou dizer quais as prioridades que você tem, dentro de um ambiente de sobrevivência.

Essas prioridades podem mudar de acordo com o ambiente, aonde você se encontre e também devido ao tempo(hora) que você tem para executa-los.

  • Prioridade nº 1 – Abrigo:

    O abrigo deve ser a sua primeira prioridade, ele oferece proteção, contra chuva, frio, e lhe dá a sensação de segurança, o que faz muito bem para o seu psicológico.

 

  • Prioridade nº 2 – Fogo:

    O fogo deve ser a sua segunda prioridade, ele trás vários benefícios e também a sensação de segurança, o fogo é a ferramenta mais importante para o sobrevivente, mas ele deve ser a segunda e não a primeira prioridade.

 

  • Prioridade nº 3 – Água:

    Sim a água é a sua terceira prioridade, existem diversos fatores que a colocam nesse quesito.

 

  • Prioridade nº 4 – Alimento:

    Para o sobrevivente a alimentação deve ser a quarta prioridade, isso se deve a alguns fatores que, explicarei mais para frente.

 

  • Prioridade nº 5 – Sinalização para o resgate:

    É muito importante que o resgate, saiba aonde você está, e para isso existem diversas formas de sinalização, mas ela deve ficar na quinta prioridade, primeiro você deve permanecer vivo e então deixar pistas para que o resgate possa lhe encontrar.

 

  • Prioridade de nº 6 – Deslocamento e navegação para tentar o auto- resgate:

    Essa é uma decisão muito difícil de ser tomada, pois sabe-se que em 90% dos casos de pessoas que se perdem são encontradas próximas do local aonde se perderam e no prazo máximo de 72 horas.

    Nesse período as equipes de resgate ainda procuram um sobrevivente, após 72 horas eles procuram um corpo, mas não desanime, está provado que muitos sobrevivem muito mais que 72 horas, e a vontade de viver é muito maior que a aptidão para viver, eu mesmo passei por uma experiência dessas e fiquei  5 dias perdido na mata fechada, e digo a vocês não existe nada que se compare a visão do resgate se aproximando e gritando seu nome.

    Não sei descrever, a sensação é uma coisa muito intensa, e uma experiência incrível.

 

Faltou explicar do porque, o sobrevivente deve seguir os 6 passos de prioridades, mas vamos ver cada um deles em detalhes, nas próximas postagens, é um assunto muito complexo e extenso por isso vou dividi-lo em partes, para não se tornar uma leitura monótona e cansativa.

Até o próximo post, aonde falaremos da prioridade nº 1 e se não ficar muito extenso da nº 2 também.

Marcos Gezuino
Fui escoteiro por 9 anos no grupo escoteiro Jacoritaba, fui soldado do Exército Brasileiro, pratico Sobrevivência na selva a mais de 18 anos. Quando eu estava com 16 anos de idade fiquei perdido na mata por 5 longos dias, sem água, sem comida, e sem abrigo, era escoteiro na época do ocorrido, superei o desafio de permanecer vivo e hoje com 34 anos, sou editor do canal Irmãos da mata no youtube e ensino técnicas de sobrevivência em Jaraguá do sul –SC.

2 thoughts on “As prioridades da Sobrevivência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.