As competições de corrida de aventura e corrida de montanha estão se tornando cada vez mais populares e atraindo cada vez mais competidores. Isso por um lado mostra que o número de pessoas procurando uma vida mais saudável e procurando praticar esportes junto a natureza esta aumentando, o que é bom, agora por outro lado, a natureza esta pronta para essa nova onda?

Uma equipe técnica, formada por Endy Bahia Arthur(Engenheira Agrônoma), Felipe Guerra Pimentel(Turismólogo) e José Augusto Nunes(Guia Local), fez uma avaliação sobre os impactos da corrida de montanha Kailash Trial Run – KTR na Serra Fina que ocorreu agora em Abril de 2015 e contou com mais de 500 competidores.

Para fazer o estudo foram utilizados quatro indicadores principais e eles foram medidos antes e depois da competição para avaliar se houve ou não agravamento. Os indicadores foram quantidade de lixo na trilha, danos a vegetação, problemas de drenagem e abertura de novas trilhas não oficiais.

Abaixo esta o gráfico com o resultado dos dados obtidos antes e depois da competição.

CorridaMontanha

O estudo mostra que esse tipo de competição causa impactos negativos ao meio ambiente, porém, se faz necessário dizer que parte dos impactos são devido a falta de educação dos próprios competidores, principalmente no que diz respeito ao lixo deixado ao longo do percurso e a abertura de novas trilhas.

O estudo completo traz detalhado cada um dos impactos causados e traz também recomendações aos proprietários de terras, empresas organizadoras desse tipo de competição e aos Órgãos ambientais para minimizar tais impactos.

Acesse o estudo completo clicando aqui.

Essa ainda será uma discussão complexa e com muitas variáveis a serem analisadas. É fato que proibir tais competições é algo inviável, mas é preciso proteger a natureza para que cada vez mais pessoas possam usufruir de sua beleza.

E qual sua opinião sobre essas corridas em ambientes tão delicados?

Tiago
Um paulistano morando aos pés da Serra da Mantiqueira, formado em Administração, Turismo e Data Science, criador do blog Fé no Pé, proprietário da Estratégia Software e da NaMoska 3D, guia de turismo, montanhista, mochileiro e voluntário da Sea Shepherd Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.