Na sobrevivência esse termo deve se analisado com muita cautela, pois na maioria dos casos as pessoas que se perdem, são encontradas em 72 Horas.

Quando falamos em auto resgate, é justamente sair da situação de sobrevivência sozinho, sem a intervenção de terceiros.

Mas para isso devemos ter alguns cuidados e também alguma habilidade de se orientar, e acredite se orientar sem uma bussola, ou GPS, é quase impossível.

Mas vamos falar um pouco sobre os riscos de se tentar o auto resgate.

Todo deslocamento, seja ele em deserto, mata qualquer ambiente hostil, tem vários riscos.

Um dos mais agravantes é a falta de água, ou seja, se você tem uma fonte de água, deixar essa fonte pode ser um grave risco, além de lesões mecânicas como, quebrar uma perna, torcer o tornozelo, picadas de animais peçonhentos, entre outros, sempre existem vários riscos que se corre, ao deixar um local, até mesmo de perder a chance de ser resgatado.

Muitas pessoas se deixam levar pelos programas da Discovery, e isso é um sério problema,  os protagonistas desses programas sempre estão fazendo a prática do auto resgate, e para quem assiste, parece muito fácil, mas não é bem assim.

Foto: Discovery
Foto: Discovery

Antes de qualquer coisa, é preciso se orientar, saber aonde você se encontra, saber as direções leste, oeste, norte e sul, o que dentro de uma mata fechada sem uma bussola é praticamente impossível, após você fazer esse reconhecimento do lugar aonde se encontra e definir os pontos cardeais, definir uma rota, é o próximo passo, mas sem andar em círculos, o que é comum, as pessoas tendem a andar em círculos por causa do pé dominante, e acabam girando sem intenção na direção desse pé.

As vantagens do auto resgate.

Se você se encontra a dias perdido e não viu nenhum helicóptero, nenhum sinal de resgate, o auto resgate pode ser a solução, além de explorar uma área maior, você pode encontrar mais recursos, ente outros. Apesar de que só deve ser feito em último caso, não aconselho ninguém a fazer uso desse recurso, pois os riscos são muito grandes.

Resgate

Devemos agir com bom senso e avisar as pessoas para aonde vamos, e quando pretendemos voltar, se não chegarmos em casa na data prevista, com certeza, eles avisarão as autoridades e estes farão as buscas para nos encontrar, nunca abandone seu veiculo, não se afaste muito dele, provavelmente  ele será encontrado antes de você,  se você for um bom conhecedor de técnicas de orientação, e tentar o auto resgate, deixe pistas para a direção em que você foi, e ao longo do caminho, pois se algo der errado, as equipes de resgate, poderão encontra-lo, isso  pode realmente salvar sua vida.

O auto resgate, para ser posto em prática, você deve dispor de alguns recursos básicos para a manutenção da vida como: uma boa quantidade d’água, algum alimento, proteção para as pernas, como uma caneleira, “isso pode ser improvisado com bambu”,  você também deve dispor de fogo, ou de consegui-lo a hora que quiser durante a caminhada. Esses três recursos são se suma importância, e indispensáveis, sem eles, você nunca deve deixar o local aonde está, pois pode estar assinando a sua sentença de morte.

Assim concluímos as prioridades da sobrevivência, espero ter ajudado, e qualquer dúvida, estou a disposição de todos.

Marcos Gezuino
Fui escoteiro por 9 anos no grupo escoteiro Jacoritaba, fui soldado do Exército Brasileiro, pratico Sobrevivência na selva a mais de 18 anos. Quando eu estava com 16 anos de idade fiquei perdido na mata por 5 longos dias, sem água, sem comida, e sem abrigo, era escoteiro na época do ocorrido, superei o desafio de permanecer vivo e hoje com 34 anos, sou editor do canal Irmãos da mata no youtube e ensino técnicas de sobrevivência em Jaraguá do sul –SC.

One thought on “As Prioridades da Sobrevivência: Auto resgate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.