Quando falamos em prioridades da sobrevivência, a alimentação está em quarto lugar.

Vejamos por que: De acordo com o código internacional de sobrevivência esta colocação se deve a regra dos 3: 3 minutos sem ar, 3 dias sem água e 3 semanas sem comida.

Além disso, devemos lembrar, que existem alguns alimentos, como as proteínas por exemplo, que exige muita água para que ela seja digerida pelo organismo.

Por esse fato é que ela está em quarto lugar, depois da água, vamos relembrar as prioridades, abrigo, fogo, água e alimento.

Na selva existem muitos alimentos, muito mesmo, é como um supermercado, porém se você não conseguir identificar ou “ler o rótulo desses alimentos” se torna impossível saber o que é comestível e o que fará mal.

Vamos a alguns exemplos de alimentos encontrados em todas as matas, formigas, cupins, rãs, lagartos, grilos, gafanhotos essas são algumas das fontes de proteínas mais fáceis de você encontrar, saboroso não é verdade? A comida da selva nem sempre será apetitosa e de boa aparência, temos que deixar a frescura de lado e fazer o possível para permanecermos vivos, até que sejamos resgatados.

Alimentacao_001

Frutas: agora entramos em um tabu, frutas que as aves estão comendo são seguras para comer? Nem sempre, algumas aves podem comer frutas verdes e com látex, que não fará mal algum a elas, mas para o ser humano pode significar sua sentença de morte, pois o látex é altamente corrosivo e pode sim corroer o esôfago garganta levando a uma morte lenta e dolorosa, muito cuidado com figos silvestres, eles são a principal causa desse tipo de incidente nas matas.

Alimentacao_002

Mas, não se preocupe, de modo geral, apenas 20% das frutas causam danos ao ser humano, às demais nos fazem bem e nos ajudam a permanecer vivos, as palmeiras são ótimas fonte de carboidratos, limões, entre outras, ajudam a matar a sede e fornecem vitaminas essenciais para o sobrevivente.

Você pode passar até três semanas sem comer não é verdade? Teoricamente sim, mas se você ficar um longo período sem se alimentar, corre o risco de sofrer de inanição e seu corpo rejeitar, todo e qualquer alimento que você ingerir, por isso a importância de saber o que comer e a onde procurar, e manter-se alimentado sempre que possível, lembre-se: o processo de inanição não demora muito para ocorrer em um ambiente hostil, aonde se queima fácil 3 a 4 mil calorias por dia, e você precisa repor as calorias que perde, pois nesse caso a inanição é um risco presente a cada minuto que você passa dentro da mata.

Brotos de bambu, frutas como tucum, são ótimas fontes de alimentos são seguros assim como as larvas de cupim, formigas e o próprio inseto, que são 80% proteínas, isso quer dizer que 100g de formiga tem a mesma quantidade de proteína que um bife de 300g.

Ovos de pássaros seja ele qual for, pode ser consumidos desde que não estejam estragados, mas, para come-los, é necessário estar hidratado, caso contrário, cozinhe os ovos e coma somente a gordura, a clara do ovo, e guarde a gema rica em proteína para quando encontrar água.

Dessa forma você se previne de sofrer ainda mais de desidratação, frutas que contem muita água são bem vindas nessa situação, pois você pode matar a sede com a vontade de comer.

Não se alimente de proteínas sem estar hidratado, pois a combinação de um ambiente quente, você desidratado e comer proteína pode ser seu fim, você pode sofrer de intermação, pois acelera o processo de desidratação além de gerar calor metabólico, que em uma situação de sobrevivência pode ser fatal.

Se estiver muitos dias sem se alimentar coma pouco e bem devagar para acostumar seu corpo a se estruturar novamente física e mentalmente.

Haja com bom senso, não se arrisque, se não sabe o que é, não se aventure, não corra risco desnecessários, pois mesmo enfraquecido você pode ficar vivo e ser encontrado.

E estatisticamente você pode permanecer vivo por até três semanas sem comida.

A fome muitas vezes nos deixa em uma situação complicada, é uma das maiores batalhas que o sobrevivente trava com si próprio, pois a vontade de matar a fome muitas vezes se sobre sai ao bom senso, pergunte a qualquer um que já passou por uma situação dessas, você se surpreende com os relatos, se acha que estou exagerando, assista o filme VIVOS, aonde os tripulantes de um avião caído na cordilheira dos Andes, praticaram canibalismo para permanecerem vivos. Baseado em fatos reais.

Alimentacao_005

Ou pergunte a qualquer soldado que participou da invasão da Russia no inverno na segunda guerra mundial, aonde eles também comeram carne humana para sobreviverem.

Esse é um assunto sério e muito polemico, mas eles permaneceram vivos para contar sua história, seja ela bonita ou não.

A selva não pertence ao mais forte e sim ao mais preparado, em conhecimento, sabedoria e bom senso.

Abaixo deixo um vídeo sobre a comida na selva.

[youtube height=”400″ width=”700″]https://www.youtube.com/watch?v=gN3DEhqBIh8[/youtube]

Marcos Gezuino
Fui escoteiro por 9 anos no grupo escoteiro Jacoritaba, fui soldado do Exército Brasileiro, pratico Sobrevivência na selva a mais de 18 anos. Quando eu estava com 16 anos de idade fiquei perdido na mata por 5 longos dias, sem água, sem comida, e sem abrigo, era escoteiro na época do ocorrido, superei o desafio de permanecer vivo e hoje com 34 anos, sou editor do canal Irmãos da mata no youtube e ensino técnicas de sobrevivência em Jaraguá do sul –SC.

3 thoughts on “As Prioridades da Sobrevivência: Alimentação

  1. Excelente material, muito obrigado por disponibilizar!

    Se me permite iri posta-lo no grupo BUSHCTFAT ARTES DO MATO BRASIL com os devidos créditos é claro!

  2. Pode colocar sem problemas. Só lembrando de que o texto é de minha autoria, e não foi retirado de nenhum manual ou livros de sobrevivência. Esse conhecimento se deu ao longo dos anos. Em que estive no Exército. Grupo escoteiro, e cursos. Após dedicar 18 anos nas práticas de sobrevivência. Muito obrigado por comentar E pelo apoio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.