Aiuruoca

Aiuruoca é uma tipica cidadezinha do sul de Minas Gerais, localizada a 1.050 metros de altitude que faz parte do circuito Terras Altas da Mantiqueira e do Parque Estadual da Serra do Papagaio. O nome Mantiqueira (ou amantikir) significa serra que chora e Aiuruoca reflete bem o quanto essa serra “chora” águas geladas e cristalinas. Existem 42 cachoeiras catalogadas oficialmente e tantas outras que não estão nos guias da cidade, os moradores nos falaram em 80 cachoeiras.

O nome Aiuruoca deriva do tupi e significa “casa de papagaio”, através da junção das palavras aîuru (“papagaio”) e oka (“casa”). Visitando a zona rural da cidade é muito fácil perceber o porque.

Aiuruoca

Um dos pontos turísticos da cidade é o Pico do Papagaio, com 2.105 metros de altitude, se estiver com tempo e com folego vale muito uma visita, mas isso é tema para outro post rs

Aiuruoca

Subindo a avenida ao lado da Igreja matriz até o fim se inicia a estrada de terra que leva até o Vale do Matutu, um pequeno povoado com pousadas, restaurantes, uma comunidade alternativa e o espaço ideal para aquele turismo contemplativo com tanta beleza.

O Matutu fica a 17 km do inicio da estrada de terra, não tem erro, basta seguir a estrada até o fim e no caminho até ele são inúmeras cachoeiras.

Aiuruoca

Logo no comecinho da estrada, cerca de 3 km esta o pocinho, uma propriedade particular com um restaurante e algumas pequenas quedas bem gostosas.

Aiuruoca

Logo em frente ao Pocinho existe um estacionamento, no fundo dele tem uma entrada na cerca, passando por ela e andando um pouquinho (pouco mesmo) já chega um poço bem tranquilo para nadar e caminhando seguindo rio acima tem as corredeiras do papagaio e a cachoeira do tombo, essas com águas bem forte.

Aiuruoca

Passando o pocinho, mais 1 km em direção ao Matutu, a direita esta a entrada da cachoeira Deus me Livre, uma das mais bonitas, com 3 quedas de 15 metros. Para chegar até ela, deixe o carro na estrada, entre na porteira onde a placa indica e siga o caminho do gado no pasto e vá pegando a direita já para ir se aproximando do rio, quando entrar na mata, na primeira bifurcação pegue a direita onde terá uma pinguela sobre o rio, passando a pinguela só seguir a trilha.

Não se esqueça que você estará na Serra da Mantiqueira, existem animais peçonhentos, no caminho até essa cachoeira, a Sheron pisou em uma cobra urutu filhote que deu um bote no tênis dela, então vá curtir, mas fique sempre alerta 😉 

Aiuruoca

Voltando para a estrada e seguindo em direção ao Matutu, esta a cachoeira dos Macacos, essa não tem sinalização, quando você avistar a placa Ananda Matutu do lado direito da estrada, pare o carro bem em frente a entrada dessa pousada e procure uma entradinha na cerca a esquerda poucos metros a frente. Siga a trilha descendo por dentro da mata e chegue até essa cachoeira com algumas quedas e alguns poços para banho.

Aiuruoca

Continuando a estrada existem alguns riachos e o destino final com carro é o Vale do Matutu, no povoado existe um grande casarão que é o centro de visitante, ao chegar lá, de uma passada para conhecer não só o casarão mas as regras da comunidade.

Aiuruoca

A cachoeira mais próxima dali é o poço das fadas, com acesso muito fácil e vários poços espetaculares para banho.

Aiuruoca

Conforme vai caminhando, vá olhando as pequenas trilhas do lado direito que vão em direção ao rio, existem vários poços mais isolados e espetaculares.

Aiuruoca

No casarão você pode se informar sobre as demais cachoeiras ali da região, se estiver no pique visite a cachoeira do Fundo, uma cachoeira com 130 metros de altura, sendo essa a maior de Aiuruoca.

Voltando lá para a entrada da cidade de Aiuruoca, ao invés de entrar no trevo em direção a cidade, entrando do outro lado com placas indicando Portão e Lage, estão mais algumas cachoeiras, essas bem isoladas, não achamos ninguém nem no caminho e nem nas cachoeiras, ficamos completamente sozinho na cachoeira das Duas Quedas, uma cachoeira a poucos metros da estrada, muito rasa, com uma queda maior e um “chuveirinho” menor do lado, super indicada para crianças.

Aiuruoca

Bom essas são algumas das cachoeiras da cidade, existem muitas e muitas outras a serem exploradas. Pegue o mapa e não deixe de aproveitar essa pequena cidade mineira na Serra da Mantiqueira \o/

Bônus

Um pequeno vídeo de nossa visita a Aiuruoca para procurar as cachoeiras da cidade 😀

Como chegar em Aiuruoca

De carro

Vindo de Belo Horizonte (416 km) – acesso pela BR-040 e BR-267
Rio de Janeiro (329 km) – acesso pela BR-040 e BR-267
São Paulo (368 km) – acesso pela BR-381 e BR-267
Caxambu (43 km) – acesso pela BR-267

De ônibus

A empresa Cometa (http://www.viacaocometa.com.br/) faz a linha São Paulo  x Caxambu,
A Viação Sandra (http://www.viacaosandra.com.br/) faz  Caxambu x Aiuruoca.
A viação Santa Cruz (http://www.viacaosantacruz.com.br/)  parte de Juiz de Fora em direção à Aiuruoca.
A Útil (http://www.util.com.br/) leva passageiros do Rio e BH à Juiz de Fora

Onde Ficar

Os valores de hospedagem podem variar bastante, sempre que possível reserve com antecedência, assim você acaba economizando uma grana.

Abaixo estão 4 hospedagens na cidade, elas possuem valores similares, mas podem sofrer variações com a época e demanda.

Pousada do Dudu

Todos os quartos possuem TV de tela plana a cabo, ventilador e banheiro privativo, que inclui chuveiro e amenidades de banho gratuitas.

A propriedade também dispõe de uma cozinha compartilhada.

Consulte_Valores

Pousada Alquimia

A pousada oferece quartos rústicos com lareira, restaurante ao ar livre, jardim com lago e uma sauna. Para sua comodidade, um estacionamento privativo está disponível gratuitamente. MaréBranda está a 500 m do local.

Todos os quartos da Pousada Alquimia possuem piso em madeira. Algumas suítes dispõem de varanda privativa com vista para a floresta. Roupas de cama e toalhas também são fornecidas em todos os quartos.

Consulte_Valores

Chalés Serrinha

O Chalés Serrinha do Papagaio oferece jardim, trilhas para caminhadas e está cercado por cachoeiras. A propriedade possui um fogão a lenha.

As acomodações oferecem varanda e frigobar, bem como cozinha completa com utensílios de cozinha. O banheiro privativo inclui chuveiro e toalhas. De todos os quartos, você desfruta de vistas da montanha e do jardim.

Consulte_Valores

Pousada Sobrado Aiuruoca

A Pousada é uma casa de temporada com um jardim, situada em Alagoa. Para sua comodidade, o estacionamento privativo gratuito está disponível no local.

A casa de temporada possui 1 quarto e 1 banheiro com chuveiro. A propriedade também conta com uma área para refeições e uma cozinha completa com forno e fogão. Além disso, a Pousada Sobrado Aiuruoca oferece outras comodidades, incluindo uma piscina ao ar livre.

Consulte_Valores

 

Tiago
Um paulistano morando aos pés da Serra da Mantiqueira, formado em Administração, Turismo e Data Science, criador do blog Fé no Pé, proprietário da Estratégia Software e da NaMoska 3D, guia de turismo, montanhista, mochileiro e voluntário da Sea Shepherd Brasil

9 thoughts on “Aiuruoca/MG – O Paraíso das cachoeiras

  1. Na década de 80, liderando um grupo de crianças, chegamos à cachoeira e uma das crianças disse:
    – tio, como chama essa cachoeira.
    eu respond:
    – Não sei, que nome você daria?
    Ela respondeu:
    – Poço das Fadas.
    E o nome ficou. Fico feliz de sabe que aquele momento singelo batizou esse lindo lugar. MOrei 3 maravilhosos anos no Vale do Matutu. Os nomes das cachoeiras são uma necessidade da mente humana. Elas estão lá, simplesmente fluindo…
    Eu Sou Chico Forlenza.

  2. Acabei de chegar de Aiuruoca… Lugar sensacional!! subi no pico do papagaio…lá se tem uma vista fantástica, sem contar com a trilha que já é um espetáculo a parte. O mais interessante é a transição de ambientes…começa com um cerradão, depois entra em uma mata mais fechada, depois passa pro costão do morro, onde as árvores são altas e faz até frio, até finalmente chegar no ponto de camping quase no pico. Sensacional!!

    Uma dica é que o local tem se tornado ponto de escalada, eu fiquei no abrigo de escalada do Batuque, fica bem no pé do morro, lugar fantástico!! Fui super bem acolhido… lá tem uma boa estrutura e localização!! Recomendo!

  3. Muito bom!
    Conheci o site só agora… também sou “Um paulistano morando aos pés da Serra da Mantiqueira”, formado em Esporte e Turismo, com uma empresa de projetos esportivos e procurando lugares na natureza para conhecer e relaxar

    1. Que maneiro Fernando, espero que curta o conteúdo e te ajude a achar lugares para curtir e relaxar…Qual sua empresa? que tipo de projetos desenvolve? 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.