Como vimos anteriormente o abrigo deve ser a prioridade nº 1 de todo sobrevivente, agora, vamos ver por que.

O abrigo demora um pouco para ser construído, pois exige um local ideal que não ofereça riscos, como queda de arvores ou galhos. E também uma colocação adequada das árvores, para a sua construção. Formando um quadrado ou triângulo, facilitando muito seu trabalho.

O abrigo deve ser uma plataforma suspensa, longe do chão, pois animais como aranhas, cobras entre outros, procuram calor e seu corpo pode ser bem atraente para eles, por isso a melhor opção é um abrigo suspenso, seja uma rede de bambu ou cipó, plataforma elevada, ou outros, lembrando, que deve ficar ha pelo menos 80 cm do chão.

Abrigo_003

O abrigo deve possuir três características principais:

  • Deve ser seco
    Quando falo seco, quero dizer com boa cobertura, pois ele vai proteger não só você, mas também o fogo.
  • Deve ser quente
    Quente, pois ele deve proteger você do frio, com uma boa isolação térmica na parte inferior, para não passar vento e esfriar seu corpo

  • Deve ser seguro.
    Seguro, deve oferecer segurança contra os animais da região, vento, chuva e isso trará uma sensação de bem estar que ajuda muito o psicológico do sobrevivente.

 

Nunca durma diretamente sobre o chão, ele retira calor do corpo 25X mais rápido que o ar e você pode sofrer de hipotermia em apenas algumas horas.

Se não conseguir fazer um abrigo suspenso, forre o chão com o máximo de folhas que conseguir e deite sobre elas, uma camada isolante embaixo de você, equivale a duas em cima.

Dica de ouro, uma boa noite de sono, equivale a uma refeição, por isso é importante dar atenção e caprichar o máximo que conseguir em seu abrigo, para que você tenha uma noite confortável e tenha forças para continuar no dia seguinte. Mantenha-se otimista com pensamentos positivos, e talvez com sorte saia de uma situação dessas com vida, nada é garantido e a selva não pertence ao mais forte.

Na próxima postagem, vamos falar sobre a 2º prioridade que é o fogo, e explicar porque ela é a segunda.

Marcos Gezuino
Fui escoteiro por 9 anos no grupo escoteiro Jacoritaba, fui soldado do Exército Brasileiro, pratico Sobrevivência na selva a mais de 18 anos. Quando eu estava com 16 anos de idade fiquei perdido na mata por 5 longos dias, sem água, sem comida, e sem abrigo, era escoteiro na época do ocorrido, superei o desafio de permanecer vivo e hoje com 34 anos, sou editor do canal Irmãos da mata no youtube e ensino técnicas de sobrevivência em Jaraguá do sul –SC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.